SÃO CARLOS | Aeroporto Estadual “Mário Pereira Lopes” está internacionalizado

O deputado federal Lobbe Neto, do PSDB paulista, comemorou nesta quarta-feira (06), a internacionalização do Aeroporto Estadual “Mário Pereira Lopes”, de São Carlos.

Lobbe anunciou a publicação da Portaria nº 3.998, de 1º de dezembro de 2017, publicada no Diário Oficial da União, pelo superintendente de Infraestrutura Aeroportuária, Rafael José Botelho Faria. “Mais um grande sonho realizado. Mais uma união política em prol do bem comum para a nossa cidade. Depois de muita luta e trabalho, nosso aeroporto foi internacionalizado”, comentou o parlamentar.

De acordo com a portaria, a designação da internacionalização do Aeroporto de São Carlos é por prazo indeterminado. O artigo 2º enfatiza que o período de abertura ao tráfego aéreo internacional se dará em caráter eventual, a pedido, e dependerá de prévio agendamento com a Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB), Departamento de Polícia Federal (DPF), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Imbuído nesta causa desde quando era deputado estadual, Lobbe Neto ressalta que as operações internacionais estão restritas a serviços aéreos privados destinados à entrada ou saída de aeronaves procedentes do exterior ou a ele destinadas. “A internacionalização, nesse primeiro momento, se dará para prestação de serviços de manutenção e reparo das aeronaves da Latam, portanto, segundo a Portaria, estão vedadas operações internacionais de serviços aéreos públicos regulares ou não regulares de carga/mala postal e de transporte regular ou não regular de passageiros”, explicou.

No início do mês de novembro, a Anvisa emitiu parecer favorável à internacionalização do aeroporto da cidade. O processo passou por várias instâncias federais e obteve manifestação favorável prévia do Ministério da Agricultura, por meio do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), Receita Federal e da Polícia Federal, além da Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero). “A internacionalização do Aeroporto Mario Pereira Lopes vai representar um crescimento econômico e geração de empregos, muito importante para a cidade”, afirmou o parlamentar tucano.

Único representante de São Carlos no Congresso Nacional, ao lado Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) e da Secretaria Nacional dos Aeroportos, do Poder Legislativo de São Carlos, dos ex-prefeitos Dagnone de Melo, Newton Lima Neto, Oswaldo Barba e Paulo Altomani e do atual prefeito Airton Garcia, Lobbe Neto trabalhou e se empenhou muito para que essa internacionalização se concretizasse e ajudasse na geração de novos empregos e renda para São Carlos e região. “Trabalhamos aqui desde a desapropriação do aeroporto – que pertencia a Companhia Brasileira de Tratores (CBT), e passou a ser estadual, depois com a vinda da TAM [agora Latam], enfim, tudo isso faz parte de um trabalho iniciado há muito tempo, com muitas autoridades e forças políticas colaborando”, lembrou.

Para a LATAM, a internacionalização do aeroporto de São Carlos pode tornar o seu Centro de Manutenção (MRO) mais competitivo internacionalmente, resultando em uma redução significativa dos custos adicionais exigidos atualmente com diárias, improdutividade dos aviões, combustível, pousos, decolagens e tripulação das aeronaves que saem de outros países para acessar os hangares de manutenção na Capital Nacional da Tecnologia. Estima-se que esses custos sejam reduzidos em cerca de R$ 9 milhões por ano, pelos serviços de manutenção aeronáutica, prestados atualmente em São Carlos.

Deixe um comentário