SÃO CARLOS | Rompimento de tubulação de gás assusta moradores da região central

Foto: Ronaldo Castelli/Divulgação

O rompimento de uma tubulação de gás, entre as ruas São Sebastião e Dom Pedro II, no Centro de São Carlos, deixou moradores assustados nesta quinta-feira, 07.

De acordo com o diretor de Políticas Institucionais da Prefeitura de São Carlos, Samir Antônio Gardini, o Serviço Autônomo de Agua e Esgoto (SAAE), realizava obras de manutenção na região, onde acabou atingido o duto de gás.

“Houve um grande vazamento e tivemos que tomar algumas atitudes de contingência no local. Um veículo estava estacionado em cima da válvula, foi duro localizar o proprietário, mas conseguimos fechar a tempo, antes que acontecesse uma tragédia”, comentou.

Gardini também relatou que foi solicitado o desligamento da energia elétrica e realizada a evacuação das pessoas que estavam próximas do local. “Pedimos aos prédios para que as pessoas ficassem dentro das residências e acionamos a Defesa Civil, Guarda Municipal, agentes de trânsito, o SAAE , o SAMU, o Corpo de Bombeiros e isolamos todo o local”, afirmou.

O diretor relatou que havia risco eminente de explosão. “À céu aberto, o gás estava se dissipando muito rápido”, enfatizou.

A Guarda Municipal fez um relatório da ocorrência para apurar as responsabilidades deste caso. “Por se tratar do SAAE, que é uma empresa municipal, vamos apurar o que aconteceu, ouvir as pessoas, ver se, realmente, tinha uma sinalização, a distância dessa válvula, que é uma questão de contingência da empresa, então tudo isso vai ser averiguado”, explicou.

O fornecimento de gás na região norte da cidade, continua interrompido e não se tem um prazo para que seja restabelecido. “Não tenho prazo para que isso ocorra porque o engenheiro da empresa de gás, ainda, não se posicionou quanto a isso, mas a parte mais grave já foi resolvida e vamos manter um isolamento mais próximo ao local, até que seja totalmente estancado e restabelecido a tubulação, porque há risco ainda de, ao manipular local, ter novo vazamento”, finalizou Gardini.

Deixe um comentário