SÃO CARLOS | Banco de Leite da Santa Casa recebe equipamento que traz excelência na pasteurização

Câmara Fluxo Laminar proporciona um ambiente estéril que diminui o nível de contaminação do leite materno

O Banco de Leite da Santa Casa de São Carlos recebeu na manhã dessa terça-feira, 13, o equipamento de esterilização Câmara Fluxo Laminar que proporciona um ambiente estéril no processo de pasteurização do leite materno que é direcionado aos bebês prematuros, que estão na UTI e Berçários do hospital.

Com essa máquina a equipe do Banco de Leite terá uma excelência no processo de pasteurização ao diminuir a contaminação por agentes bacteriológicos, que estão no ar e podem entrar em contato com o leite materno. A Câmara de Fluxo Laminar irá diminuir as perdas do leite coletado pelas mães doadoras.

O equipamento foi adquirido com a verba de R$ 40 mil conquistada pelo Bando de Leite ao vencer pelo segundo ano consecutivo o “Volkswagen na Comunidade” na categoria Sustentabilidade, com o projeto “Aparelhamento do Banco de Leite Humano da Santa Casa de São Carlos”, apadrinhado do Rotary Clube São Carlos Norte, de São Carlos.

A recepção do novo equipamento contou com a presença do médicos Humberto Hirakawa (coordenador da Maternidade), André Giusti (coordenador do Banco de Leite), o 2º secretário da Mesa Administrativa, Antonio Carlos Stefane e do membro do Conselho Fiscal, Ângelo Aparecido Carlos Rodrigues Asenha; e ainda Andrea de Camargo representando o Rotary Clube São Carlos Norte, Alvanira Conceição Oliveira, secretária da Provedoria da Santa Casa, Natália Teixeira da Silva, técnica de enfermagem da Maternidade e as senhoras: Alexandra Belaz, Isara L. C. Hernández e Solange Chueiri, do grupo de voluntárias do Banco de Leite.

A verba conquistada no prêmio “Volkswagen na Comunidade” ainda irá contemplar a compra de um computador, ar condicionado, quatro freezers e bebedouro para o Banco de Leite.

A aquisição desses equipamentos está dentro do cronograma de ampliação do Banco de Leite um setor essencial na Maternidade, que arrecada, processa e leva o leite materno até os bebes prematuros internados na Santa Casa e Maternidade.

Em 27 de outubro André Giusti e o gerente de Unidade da Volkswagen do Brasil, em São Carlos, Cláudio Roberto Velaz receberam a premiação na solenidade, que reuniu representantes das entidades filantrópicas de todo o País, no Hotel Mercure em Santo André.

O Banco de Leite foi premiado em 2016 “Volkswagen na Comunidade” pelo projeto que melhor geriu os recursos recebidos durante o ano. Por isso, foi reconhecido novamente em 2017 com o Prêmio de Sustentabilidade. Foram comprados equipamentos para o funcionamento do Banco de Leite Humano da Santa Casa de São Carlos, que provê leite humano pasteurizado de doadoras a prematuros internados na UTI neonatal. O projeto diminui o índice de mortalidade infantil em São Carlos e região.

Deixe um comentário