SÃO CARLOS | Biblioteca Euclides da Cunha implanta projeto “Literatura em Movimento”

 

A Biblioteca Pública Municipal Euclides da Cunha começou um novo projeto para troca de livros o “Literatura em Movimento”. A proposta é trocar livro de literatura adulta (em bom estado) por outro de assuntos variados inclusive de literatura. Idealizado pelas bibliotecárias Fátima Ciapina e Raquel Alexandra Copriva, o objetivo é incentivar o gosto pela leitura.

Cerca de 100 títulos de livros variados estão disponíveis para a troca. “Esses livros foram doados para a Biblioteca e serão disponibilizados para a troca, pois são obras com um conteúdo técnico muito especifico, ou já que temos em nosso acervo. Estamos apostando em novos projetos para estimular a leitura e apresentar uma excelência em serviços com foco nos usuários”, afirmou a Fátima Ciapina.

Uma área da Biblioteca foi organizada para a execução do Projeto que será permanente. “Queremos lembrar que a Barganha Literária e a “Literatura em Movimento” são projetos distintos. A Barganha Literária acontece em datas preestabelecidas, os leitores trazem livros de qualquer assunto e trocam por um que está disponível. Já no “Literatura em Movimento”, o leitor traz somente livros de literatura adulta e troca por outros de literatura ou técnicos, com a diferença que este acervo de troca estará disponível diariamente na biblioteca”, explicou a bibliotecária, Raquel Alexandra Copriva.

A ação vai priorizar obras de literatura adulta para contemplar 65% dos usuários que vem a Biblioteca. Em 2017, a Biblioteca Euclides da Cunha fez 10.553 empréstimos pelo software PHL, cadastrou 428 novos usuários e foram inseridos 980 novos livros no acervo provenientes de doações e compras.

Para o diretor do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI), César Maragno, todos os projetos de estímulo à leitura devem ser apoiados. “Sempre estou apoiando os projetos desenvolvidos pelos bibliotecários, uma vez que temos que incentivar que a população crie o hábito de ler,” afirmou ele.

Sobre a Biblioteca 

Com uma área de 504 m², a Biblioteca Euclides da Cunha dispõe de espaços especialmente projetados para abrigar acervos, áreas de leitura individual e estudo em grupo, leitura livre (revistas, jornais diários e gibis) e um espaço lúdico para atender ao público infantil.

Criada em 29 de junho de 2007, por meio do Decreto nº 235, a Biblioteca foi inaugurada e aberta ao público em 30 de abril de 2009. Suas novas instalações foi resultado de um projeto de adequação de um antigo reservatório de água do bairro da Vila Prado.

A Biblioteca fica na rua Antônio de Almeida Leite, 535 – Travessa 3 – Vila Prado. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail bpmec.sibisc@gmail.com ou pelo telefone (16) 3374-3084.

Deixe um comentário