IBATÉ | Departamento de Esporte apresenta balanço de resultados alcançados em 2017

Dando continuidade ao excelente projeto desenvolvido pelo Departamento Municipal de Esportes de Ibaté, desde o ano de 2016, o que se viu em 2017 fora a colheita de frutos expressivos em todas as modalidades que a prefeitura propõe aos seus munícipes.

Abaixo, iremos falar um pouco de cada modalidade e aproveitaremos para destacar atletas da nossa cidade que, durante o ano, tiveram a honra de levar o nome de Ibaté para diversas cidades, estado e até países.

KARATÊ

O grande destaque fica por conta da karateca Giovanna Eduarda de Souza Freitas, de 12 anos. A ibateense conquistou excelentes marcas em 2017. Sua primeira conquista foi ficar entre as três melhores atletas paulistas e garantir vaga na Seleção Paulista de Karatê. Em julho, Giovanna participou do Campeonato Brasileiro de Karatê – Fase Classificatória da Confederação Brasileira De Karatê (CBK), realizado em Vitória (ES). A equipe paulista foi campeã geral da competição. Giovanna ficou com o 3º lugar na categoria 12 e 13 anos, até 40kg, onde  seguiu classificada  para Salvador (BA), onde disputou em outubro, sendo eliminada na primeira fase.

BOXE

Em março, a equipe sagrou campeã no paulista de boxe. Em maio, equipe foi campeã no Torneio Regional de Bauru. Junho, ganha vaga na seletiva realizada em Curitiba, capital do Paraná. Foram, mais ou menos, 4 mil quilômetros até chegar ao Brasileiro. Atletas convocados: Luciano  Yuri  16 anos (66kg), quinto lugar; Wanderley Pereira (60kg), fez 03 lutas sparing, vencendo todas, sendo selecionado para fazer parte do treino da Seleção Brasileira de Boxe, tornando-se o primeiro atleta do projeto a fazer parte da Seleção Brasileira de Boxe 2018; Tiago Jesus (75kg), 15 anos, sagrou-se vice-campeão brasileiro, conquistando a bolsa atleta do governo federal.  Também é uma promessa e logo estará na seleção; Daniela Lopes, de 17 anos, (51kg), foi a primeira atleta feminina juvenil a representar um estado, um orgulho sem tamanho. Outra promessa para o boxe de Ibaté. Fez uma luta sparring contra Espírito Santo vencendo com facilidade.

TAEKWONDO

O Taekwondo ainda esta se firmando no Departamento de Esportes da cidade. O grande fruto nesse ano de 2017 foi expandir as aulas para o bairro Icaraí. No fim das atividades desse ano, o mestre Rafael Nicolau realizou um simbólico exame de faixas com todos os alunos.

ATLETISMO

O Atletismo realizou mais um Campeonato de Corrida Treino de Rua, onde reuniu, em todo o primeiro domingo de cada mês, atletas de toda a região. Esse ano, o campeonato teve diversas atrações em suas etapas: corrida beneficente ao Garoto Gui; Zumba; Corrida Noturna e o destaque ficou para a grande homenagem ao saudoso Segundo Carlos Lopes (CARLITO), onde foi realizada uma pequena exposição com roupas, troféus, medalhas e objetos pessoais cedidos pela família. Já no projeto, os atletas alcançaram marcas expressivas em campeonatos e torneios da região.

FUTSAL FEMININO

As guerreiras ibateenses continuaram encantando com o futebol mostrado dentro das quadras, conquistando vários torneios e participando da Liga Ferreirense e da Liga Santa Ritense, onde ficaram com o quarto lugar. No ultimo torneio disputado do ano, as meninas conquistaram o primeiro e segundo lugar, em suas respectivas idades, na cidade Pederneiras (SP).

FUTSAL MASCULINO

Na Taça EPTV 2017, a cidade de Ibaté ficou bem representada com os atletas ibateenses, onde nas duas primeiras fases, o time se classificou invicto e com o primeiro lugar do grupo. Porém, nas quartas de finais, acabou pegando a forte equipe de Porto Ferreira e a Campeã da edição 2017, Santa Cruz das Palmeiras, findando a sua participação.

VOLEIBOL

No Voleibol, o destaque ficou por canta da equipe Sub-16 – Infantil, que pelo segundo ano consecutivo, representou a região na final da 4º Copa Estadual de Voleibol, na cidade de Santa Barbara D’Oeste. Além de conquistar o segundo lugar na 3ª Copa AVS e terceiro lugar na Copa Legging BR (Feminino Adulto), nas categorias menores, Ibaté ficou com o Bronze no infantil feminino, vice no infantil masculino e no mirim feminino, e quarto lugar para o infanto juvenil masculino na Copa APV de Porto Ferreira. No vôlei de praia, Ibaté ficou com o segundo lugar geral da série prata. Além das competições fora da cidade, 2017 foi marcado pelos festivais de voleibol que o Departamento de Esportes proporcionou, trazendo atletas de cidades vizinhas para passar os domingos se divertindo com muitos jogos e alimentação (fruta, suco, água e café da manhã composto pelos próprios atletas e professores).

FUTEBOL DE CAMPO

Sem sombra de dúvidas, a categoria Sub-13 ficou muito conhecida regionalmente e também no Estado. Durante o ano de 2017, a equipe de nascidos em 2004, conquistou cinco campeonatos dos sete disputados, além de um terceiro lugar. Ficou campeão no Torneio Início da Copa Paulista do Interior; Campeão do Regional de Araraquara; Campeão da 3ª Copa Pan-Americana de Futebol Ibaté; Campeão Estadual Regional São Carlos; Campeão Estadual Regional de Santa Lucia; Terceiro lugar na Copa Paulista do Interior e Terceiro Lugar na Final do Estadual em Poá. Vale ressaltar a participação em Poá, onde encontrou as 16 melhores equipes de todo o Estado de São Paulo, equipes profissionais: Penapolense, Ourinhos, Grêmio Prudente, Barretos, Bauru, Votuporanguense, Taboão da Serra. Ibaté perdeu para Taboão da Serra nas semifinais, pelo placar de 01 a 00, com gol de pênalti. Na disputa terceiro lugar, levou a melhor sobre a equipe de Ourinhos. Ibaté terminou com o atleta Daniel da Silva sendo artilheiro da competição, com 15 gols, em 08 jogos.

DESTAQUES INDIVIDUAIS

Victor Hugo da Silva Costa, volante de 13 anos, morador no Banco da Terra, disputou a primeira fase do Campeonato Paulista pelo Botafogo de Ribeirão Preto e, logo em seguida, foi contratado pela equipe do Atlético Mineiro (MG). Victor já é integrante da categoria de base da equipe mineira.

Fábio Cristiano de Assis Junior, atacante de 13 anos, morador do bairro Santa Terezinha, disputou o Campeonato Paulista pela equipe do Inter de Limeira (SP) e vinha sendo monitorado pelo clube carioca Fluminense e também pela equipe do Desportivo Brasil. Agora, em janeiro, a família decidiu o destino do atacante, que irá para o clube carioca, integrando a categoria de base do Fluminense.

Daniel da Silva, atacante de 13 anos, morador do bairro Popular II, fechou o ano como artilheiro do Campeonato Estadual, enfrentando equipes profissionais. Em janeiro, o atleta se apresenta no Desportivo Brasil para cumprir o primeiro contrato de sua carreira.

1 thought on “IBATÉ | Departamento de Esporte apresenta balanço de resultados alcançados em 2017

  1. Boa noite!!!
    Parabéns mais uma vez aos professores de Ibaté pela dedicação ao esporte. Mas não vejo em momento algum o diretor de esportes mencionando os nomes dos professores já que são eles o grandes responsáveis pelo grande trabalho.
    #fica a dica professores de Ibaté.

Deixe um comentário