SÃO CARLOS | Prefeitura começa nova fase do Renova São Carlos com mutirão de limpeza

Objetivo é retirar materiais inservíveis descartado de maneira irregular pela cidade e conscientizar a população da importância de não jogar lixo nas ruas

A quantidade de lixo e materiais descartados de forma irregular pelas ruas e terrenos em São Carlos é muito superior à capacidade da Prefeitura em realizar a limpeza. Diariamente, os funcionários da Secretaria de Serviços Públicos, com apoio dos reeducandos, se desdobram para limpar e recolher tudo que é descartado de forma irregular pela população.

“Trabalhamos diariamente recolhendo lixo nas ruas e terrenos. Mantemos uma equipe na limpeza dos ecopontos, mas mesmo assim, a cidade está suja. Muitas vezes limpamos num dia, no outro já tem lixo no mesmo local. É um hábito ruim da população. Jogar fora objetos, como móveis, eletrodomésticos inservíveis, materiais plástico, metal, papel e vidro em locais inadequados faz parte do dia a dia do cidadão”, afirmou Mariel Olmo, secretário de Serviços Públicos.

Durante um mês de trabalho nos ecopontos, mais de 220 caminhões de sujeira foram retirados. “Desde sexta-feira, estamos trabalhando no São Carlos VIII. Já retiramos 42 caminhões de lixo e entulhos dos mais diversos tipos. E ainda tem mais. As pessoas não tem consciência que o prejuízo é delas porque vão conviver com uma imagem nada agradável na porta da sua casa ou pelo caminho que passa”, afirmou Everaldo Cruz, diretor de Manutenção Viária da Secretaria de Serviços Públicos.

Para enfrentar o problema, a Prefeitura começa uma nova fase do Programa Renova São Carlos. A proposta é promover a limpeza das áreas, conscientizar a população sobre a importância da destinação de objetos e materiais descartados e mapear os pontos de descarte irregulares. “O Programa é uma grande campanha de conscientização de cuidado com a cidade. É preciso sensibilizar a comunidade”, afirmou Mateus de Aquino, secretário de Comunicação.

Na primeira fase do trabalho, a limpeza será realizada no entorno das unidades escolares, começando pela região do grande Cidade Aracy formada pelos bairros Presidente Collor, Eduardo Abdelnur, Jardim Zavaglia, Antenor Garcia e Cidade Aracy 1 e 2. Essa região é estratégia para a área da saúde. 

A preocupação da Secretaria da Saúde com o lixo espalhado pelas ruas é grande. A combinação chuva+calor+recipientes é perfeita para a proliferação do Aedes aegypyi. “Basta uma casa descuidada, com recipientes com água parada servindo de criadouro para reprodução do mosquito, para que todos os moradores daquela área corram o risco de serem vítimas de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya”, afirmou Caco Colenci, secretário de Saúde.

O combate ao mosquito começa dentro de casa e se estende por quintais, calçadas e vias públicas. “A maneira mais eficaz de impedir a reprodução do mosquito é evitar o acúmulo de água. Uma ação de limpeza, uma vez por semana, impede que osovos, larvas e pupas do mosquito cheguem à fase adulta. As pessoas não podem abandonar a vistoria. Na semana passada, os agentes de combate a endemias encontraram 129 recipientes, possíveis criadouros, desses 89 tinham água e em 57 as análises mostraram positivos para Aedes aegypti”, afirmou Denise Scatolini, coordenadora da equipe de combate a endemias.

Para o professor doutor José Galizia Tundisi, secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, o problema do lixo é de responsabilidade de todos e está diretamente ligado ao bem estar da cidade. “Hoje, muito se fala em qualidade de vida e a qualidade de vida está diretamente relacionada com a capacidade que as pessoas tem de se relacionar com o meio ambiente. Descartar corretamente o lixo significa ter mais saúde. O descarte irregular gera impactos no solo, na água, provoca doenças e deteriora a qualidade de vida”, afirmou ele.

A primeira ação será no próximo sábado, dia 3 de fevereiro, a partir das 8h. O trabalho será feito no entorno de 9 escolas da região do Cidade Aracy. Posteriormente, o mutirão será estendido para outras regiões da cidade.

Deixe um comentário