IBATÉ | Centro de Controle de Zoonoses realiza aproximadamente 4.500 atendimentos em 2017

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) “João Trevizan”, em Ibaté, que oferece gratuitamente para toda população, devidamente cadastrada, consultas clínicas e cirurgias de castração e disponibiliza a doação de cães e gatos, fez um balanço dos serviços realizados durante o ano de 2017 e os números são impressionantes.

O CCZ realizou 4.478 consultas clínicas; 678 cirurgias de castração; 50 doações e 46 recolhimentos de animais, de janeiro a dezembro de 2017.

O prefeito José Luiz Parella (PSDB) falou sobre o levantamento. “Na macrorregião, não existe outra cidade do tamanho da nossa, que faça um trabalho semelhante ao que é realizado em Ibaté”, comentou.

As consultas clínicas realizadas no CCZ evitou um problema de saúde pública causado pelas doenças conhecidas como zoonoses, as quais são transmissíveis aos seres humanos.

Zé Parrella lembra que nas últimas administrações dos ex-prefeitos Dr. Alessandro Rosa e Lu Spilla, ambos do PSDB, diversas ações foram realizadas no local, como a reforma e aquisição de novos equipamentos.

A chefe de Seção do CCZ, Drª Claudia Boschilla, alerta que mesmo com as ações realizadas no centro, é necessário que os proprietários de animais também façam suas partes. “É preciso que os donos de cachorros e gatos castrados, os mantenham em suas residências, em local seguro, com boa alimentação e bem cuidado e nunca permitir que o mesmo fique em vias públicas, pois além da sujeira que fazem, existe o risco com os problemas de saúde que isso pode ocasionar, colocando em risco a segurança da população, em sua grande maioria crianças, por isso, a importância de se manter o animal longe das ruas”, explicou ela.

O CCZ lembra que abandonar ou maltratar animais é crime, de acordo com a Lei Federal N° 9605/98, com pena de três meses a um ano de detenção e multa, e que qualquer pessoa pode denunciar este crime na Delegacia de Polícia Civil.

O Centro de Controle de Zoonoses atende de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, sendo as cirurgias realizadas das 8h às 12h e as consultas clínicas das 13h às 17hs, onde as senhas são distribuídas a partir das 12h. Os agendamentos devem ser realizados previamente no local ou por telefone. As cirurgias são realizadas das 8h às 12h e as consultas clínicas no horário das 13h às 16h30. Fone de contato (16) 3343-7031.

Deixe um comentário