RELIGIÃO | Missa marcará aniversário de Ordenação Episcopal de Dom Paulo Cezar Costa

Nesta segunda-feira, 05 de fevereiro, o Bispo Diocesano de São Carlos, Dom Paulo Cezar Costa, comemora seu 7º aniversário de Ordenação Episcopal, para este momento festivo uma Celebração em Ação de Graças está marcada para ao meio dia na Catedral de São Carlos Borromeu.

O seu “sim” à vontade de Deus através do chamado do Papa Bento XVI que, em 24 de novembro de 2010, o convocava por carta a ser Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Esse chamado levou-o à experiência profunda do abandono ao querer de Deus. Entrega que se renova a cada dia na missão que a ele foi confiada na Igreja. Dom Paulo Cezar foi eleito para esse ministério aos 43 anos de idade. Exerceu seu Episcopado no Rio entre os anos de 2011 e 2016.

Em 22 de junho de 2016, o Papa Francisco nomeou Dom Paulo Cezar como 7º Bispo da Centenária Diocese de São Carlos: “Tenho certeza de que entro numa Igreja que possui uma grande tradição, uma história e uma grande caminhada. Entro com a disposição de vos conhecer, amar e doar o melhor das minhas forças, para que Jesus Cristo possa ser mais conhecido, testemunhado e amado. Inicio como dizia Papa Francisco, na sacada da Basílica de São Pedro, no dia de sua eleição: ‘Agora iniciamos este caminho, Bispo e Povo… Um caminho de fraternidade, de amor, de confiança entre nós’. É nesta interação bonita, na qual cada um, na missão que lhe é própria, dá o melhor de si que a Igreja cresce e cumpre com beleza a sua missão de anunciar e testemunhar Jesus Cristo. Vocês já fazem parte das minhas orações! Já entraram no meu coração de pastor!” – foi assim que Paulo Cezar, então Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro, expressou suas primeiras palavras, ao saber de sua nomeação como Bispo de São Carlos.

-Foi uma opção de Deus em sua vida

Dom Paulo Cezar Costa, que adotou como lema episcopal “Tudo suporto pelos eleitos”, foi sagrado Bispo no dia 05 de fevereiro de 2011, pela imposição das mãos de Sua Eminência Reverendíssima o Cardeal Dom Orani João Tempesta, na Catedral do Rio de Janeiro, juntamente com o então Bispo diocesano de Valença, Dom Frei Elias James Manning, OFMConv, com o atual Bispo emérito desta diocese e, ainda, com o Bispo emérito da diocese de Nova Friburgo, Dom Rafael Llano Cifuentes, hoje in memoriam, que foram também consagrantes.

-Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, Dom Paulo Cezar Costa trabalhou como animador da Pastoral Universitária, fez parte da Comissão Arquidiocesana de Aquisição de Terrenos e Evangelização, das Missões, da Academia Fides et Ratio e do Centro Cultural Dom Eugenio de Araujo Sales. Acompanhou o Economato, o Departamento Jurídico, o Patrimônio Histórico e Cultural da Arquidiocese do Rio de Janeiro e os estudantes no exterior. Também foi membro do Conselho Diretor da Associação Mantenedora da PUC-Rio e do Conselho Universitário. No Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi o bispo referencial da Pastoral Universitária e da Comissão Regional para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada. E ocupou, também, a Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé na CNBB. Na Jornada Mundial da Juventude, em 2013, foi o grande articulador e responsável por todo evento no Rio de Janeiro.

– Em São Carlos

Dom Paulo Cezar assumiu o seu governo na Diocese com 124 Paróquias, 165 Padres Diocesanos e 26 Padres Religiosos, 43 Diáconos Permanentes e 11 Diáconos Transitórios, mais 75 Seminaristas. A população soma mais de 1 milhão e 200 mil pessoas.

O Bispo tem trabalhado diariamente para construir uma Diocese próxima, acolhedora e, acima de tudo, alicerçada nos princípios de uma Igreja em Saída. Muitas coisas já aconteceram neste seu primeiro ano de episcopado: instalou o Tribunal Eclesiástico, criou os Vicariatos Episcopais e ordenou oito novos Padres para nossa Diocese de São Carlos. Além de ter crismado diversos jovens e adultos e, também, ter reinaugurado o Seminário Propedêutico.

Foi o grande motivador para a realização da 25ª Assembleia Diocesana de Pastoral, que reavivou as comunidades locais da Igreja Católica incentivando a promoção de uma Igreja em Saída.

Com seu jeito humano, alegre e tranquilo de trabalhar, vem dando segurança e esperança, fazendo com que a Igreja mostre seu rosto e deixe em cada diocesano a mensagem do Evangelho. Dom Paulo chegou com a missão de ensinar, santificar e governar o povo de Deus e tem realizado seu governo com grande êxito e fecundidade!

Fique Sabendo:

Missa em Ação de Graças em comemoração aos 7° ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO EPISCOPAL DE DOM PAULO CEZAR COSTA

Dia 05 de fevereiro, às 12h na Catedral de São Carlos Borromeu

Mais informações acesse: www.diocesesaocarlos.org.br

Deixe um comentário