SÃO CARLOS | Vereador Julio Cesar propõe “Sala Cirúrgica Inteligente”

O presidente da Câmara, vereador Julio Cesar, se reuniu nesta sexta-feira (16) com o secretário municipal de Saúde, Caco Colenci, e o superintendente da Santa Casa, Daniel Bonini, na sala da Presidência da Câmara, para solicitar a compra de equipamentos para a implantação de uma sala cirúrgica, denominada “Sala Cirúrgica Inteligente”. Julio enviou o ofício 004/2018, solicitando tal demanda.

Julio Cesar frisou que o conceito de “sala cirúrgica inteligente” utiliza as mais avançadas tecnologias disponíveis para a visualização de imagens em alta definição (Full HD), como: Vídeocirurgia, PACS (armazenamento e acesso de imagens radiológicas e exames laboratoriais), Monitoração Hemodinâmica e Videoconferência/Telemedicina. Esta tecnologia contempla procedimentos em Cirurgia Geral, Cirurgia Oncológica, Cardiologia/Cirurgia Cardíaca, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Urologia e Neurocirurgia. Além das vantagens já citadas, este tipo de sala oferece um desenho integrado com ergonomia para equipe cirúrgica, eficiência, segurança, comunicação em tempo real com a instituição local e à distância (telementoring).

“Com a Sala Cirúrgica Inteligente ganharemos em diversos aspectos. Me reuni e entreguei este ofício ao secretário de Saúde para que realize a compra destes equipamentos e tenhamos uma melhoria significativa na área da saúde e especificamente na realização das cirurgias”, argumentou Julio Cesar.

Em síntese a Sala Integrada (Inteligente) permite ao hospital reduzir o tempo dos procedimentos cirúrgicos, reduzir o tempo de hospitalização, reduz o índice de infecção hospitalar, reduzir as taxas de transfusão de sangue e derivados, reduzir os gastos com analgésicos e opióides, acrescer o número de cirurgias, aumentar a rotatividade de leitos cirúrgicos, reduzir o número de profissionais em movimentação na sala cirúrgica, oferecer maior qualidade, ergonomia, eficiência e segurança ao pacientes, obter condições de ambiência ótimas: de temperatura, umidade e ventilação e otimizar projetos elétricos, de gases medicinais e sistema de estabilização eletrônica.

Deixe um comentário