SÃO CARLOS | Servidores da educação passarão por treinamento em primeiros socorros cumprindo lei de Julio Cesar

 

O presidente da Câmara, vereador Julio Cesar, protocolou um requerimento no dia 25 de janeiro deste ano solicitando informações sobre a Lei de sua autoria, 15.122/2009, que autoriza escolas e creches municipais a ter servidores treinados em serviços de primeiros socorros. Em resposta, a secretaria municipal de Educação informou que estão sendo realizados cursos através do CeFPE (Centro de Formação dos Profissionais da Educação), destinados aos professores, agentes educacionais, educadores de creche, serventes e merendeiras e demais profissionais que atuam com crianças nas unidades escolares. Já ocorreu inclusive uma primeira ação entre os dias 14 e 16 do mês passado. Serventes de merendeira e agentes educacionais  passaram pela formação em serviço na semana do planejamento letivo para este ano.

A secretaria de educação comunicou também que já está sendo feita uma parceria com a SMS (Secretaria Municipal de Saúde), Corpo de Bombeiros, UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), UNICEP (Universidade Central Paulista), CIPA e SESMT. Os conteúdos abordados serão sobre todos os procedimentos necessários, como por exemplo: orientação sobre parada cardiorrespiratória, orientação sobre engasgos, intoxicações, desmaios e convulsões, etc.

SALVAR VIDAS 

“Fico muito satisfeito quando uma lei de nossa autoria está sendo cumprida; nosso intuito é realmente esse, que a lei seja realmente aplicada e salve vidas principalmente de nossas crianças em caso de alguma necessidade”, declarou Julio Cesar.

Os primeiros socorros, como o próprio nome sugere, são procedimentos de emergência que devem ser aplicados a uma pessoa com perigo de vida, visando manter os sinais vitais e evitando o agravamento, até que ela receba a assistência definitiva. Os primeiros socorros protegem a vitima contra maiores danos, até a chegada de um profissional de saúde especializado. Se todos soubessem noções básicas de primeiros socorros muitas vidas poderiam ser salvas. A grande maioria dos acidentes poderia ser evitada, porem, quando eles ocorrem, alguns conhecimentos simples pode diminuir o sofrimento, evitar complicações e até mesmo salvar vidas.

Deixe um comentário