IBATÉ | Parceria entre Prefeitura e Raízen discute a importância da água com os alunos da rede

Nesta quarta-feira (14), a Prefeitura de Ibaté, através do Departamento Municipal de Educação e Cultura, em parceria com a Raízen/Unidade Serra, apresentou o projeto “Se eu pudesse mudar o mundo 2”, através do show “Watchatchá – O que você sabe sobre H20”, aos alunos da rede municipal de ensino.

As apresentações foram realizadas no Centro de Convivência da Melhor Idade para os alunos de 3º, 4º e 5º ano em dois turnos, às 10h e às 14h.

A proposta além de levar conhecimento sobre o meio ambiente, ressaltando a importância da água de uma maneira acessível e divertida, também busca reforçar a conscientização das crianças e jovens. “Os cientistas malucos apresentam, para crianças e adultos, o show ‘Watchachá – O que você sabe sobre H²O’, com experimentos científicos, que unem informação e diversão. O show traz uma série de experiências como a ‘água pelo mundo’, em que os cientistas malucos mostram que apesar do nosso planeta ser comporto por cerca de 70% de água, apenas uma pequena parte é potável. Todos os conceitos científicos são passados de maneira divertida e interativa”, trecho do Projeto “Se eu pudesse mudar o mundo 2”.

Experiências, teatro, conhecimento e diversão. É com a união de todos esses elementos que o espetáculo Cuidados com a Água ensinou ciência de forma lúdica em Ibaté. Os cientistas malucos que apresentaram a peça buscaram entrar de cabeça em experimentos que explicam as propriedades do H²O, estimulando a criançada a aprender um pouco mais sobre a problemática que o mundo enfrenta na questão hídrica.

A história é sobre um cientista maluco e seu assistente atrapalhado, que ao subir no palco tropeça em uma bacia com água. Esse é o gancho para uma discussão divertida sobre as propriedades da água, suas utilizações e o desperdício. Tudo isso com experiências e demonstrações impactantes, abordando a questão da sustentabilidade de forma diferente e divertida.

A plateia participou ativamente da apresentação, que discute de forma única a problemática que o mundo enfrenta na questão da água. “Nossas apresentações são espetaculares e interativas, planejadas para maravilhar e entreter a todas as faixas etárias, agradando inclusive aos adultos. De um modo muito divertido e interessante, mostramos a diferença entre mágica e ciência”, afirmou Dany Artel, cientista da Mad Science.

Se Eu Pudesse Mudar o Mundo

“Cuidados com a Água” é um espetáculo do projeto Se Eu Pudesse Mudar o Mundo, que visa alcançar o público infanto-juvenil em apresentações envolventes abordando temas como sustentabilidade, cidadania, sociedade e saúde. A partir da dramática proposta, os espectadores se identificam com os personagens, facilitando a assimilação de conhecimentos, valores, atitudes e posturas sociais.

Os “Cuidados com a Água” é uma iniciativa do Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet, com produção da 3S Projetos, apoio da Prefeitura Municipal de Ibaté e patrocínio da Raízen. “A companhia tem como foco investir em projetos voltados à educação e cultura nas regiões em que atua. Projetos como esse contribuem para o desenvolvimento sociocultural dos expectadores e são significativos para informar aos jovens questões importantes sobre o processo de amadurecimento e, assim, torná-los adultos mais seguros”.

Deixe um comentário