SÃO CARLOS | Maioria dos consumidores desconhece seus direitos, mostra pesquisa do Boa Vista SCPC
A pesquisa foi realizada pela Boa Vista SCPC, empresa parceira da ACISC
No mês do consumidor, a empresa Boa Vista SCPC, parceira da Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC), divulgou uma pesquisa sobre o comportamento do consumidor em relação aos seus direitos, bem como a percepção de questões políticas e econômicas do País.
A maioria dos entrevistados (67%) na pesquisa de hábitos de consumo, afirmou conhecer um pouco ou desconhecer os seus direitos enquanto consumidor. Já os que dizem conhecer razoavelmente bem representam 26% dos entrevistados, e os que conhecem muito bem 7%.
Ainda segundo a pesquisa da Boa Vista, feita com cerca de 800 entrevistados, em todo o Brasil, entre os meses de janeiro e fevereiro, também representam a maioria (61%) os consumidores que costumam reclamar sempre ou na maior parte das vezes, frente a um produto ou serviço com problema. Um crescimento de 5p.p. (pontos percentuais) em relação ao ano passado.
(Fonte: Boa Vista SCPC)
E quando questionados onde reclamam em primeiro lugar na existência de algum problema, seja com relação a um serviço seja com relação a produto, 83% dos entrevistados afirmaram fazê-lo diretamente com a própria empresa prestadora do serviço ou responsável pela venda do item.
Se por um lado há quem faz questão de reivindicar os seus direitos enquanto consumidor, há os que não fazem jus. Dos que reclamam apenas algumas vezes ou nunca reclamam, 46% deixam de fazer porque consideram o processo desgastante e muito demorado. Em 2017, 60% tinham essa impressão.
Ainda sobre as reclamações, 27% alegam que reclamar não resolve e outros 27%, coincidentemente, porque o processo é muito trabalhoso ou não sabem onde reclamar. Em 2017, 12% deram esta resposta, um aumento de 15p.p. “Aos que alegam não saber onde reclamar, recomendamos procurar o órgão de defesa do consumidor, pois nele encontrarão todas as orientações necessárias para fazer o seu direito valer”, esclarece Pablo Nemirovsky, superintendente de Serviços ao Consumidor da Boa Vista SCPC.
A pesquisa também quis saber qual é a percepção dos consumidores entrevistados sobre as questões políticas e econômicas do país. 17% afirmam estar totalmente informados sobre os fatos que remontam estes temas. Em 2017, 28% tinham esta percepção. Os que se dizem informados em partes são 53% contra 57% em relação ao ano anterior. E os que se dizem pouco informados saltaram de 15% em 2017, para 30% nesta pesquisa mais recente.
Perfil da mostra
Aproximadamente 34% dos respondentes residem no Sudeste do País. 71% têm renda média de R$ 2.671,00. 40% possuem 25 anos ou mais. 51% estão empregados ou são funcionários públicos, e 42% fazem “bico” ou trabalho extra para complementar a renda mensal.
Metodologia
A Pesquisa da Boa Vista para o Dia do Consumidor 2018 utilizou a metodologia quantitativa e foi realizada por meio de consulta eletrônica de 30 de janeiro a 28 de fevereiro. O universo é representado por consumidores que buscaram informações e orientações no portal Consumidor Positivo (www.consumidorpositivo.com.br), e cadastrados na ferramenta Blue Box Boa Vista. A amostra é aleatória, representativa do universo de 806 respondentes. Para leitura geral dos resultados, deve-se considerar 90% de grau de confiança e margem de erro de 3%, para mais ou para menos.
Adendo: a pesquisa do Boa Vista foi tema de reportagem no Jornal da Band (exibida ontem 15/03 – Dia do Consumidor):