DOURADO | Prevenção de quedas foi tema de palestra gratuita na Cidade Coração

Ação foi realizada nas dependências do auditório do Departamento de Educação

O risco de quedas está presente no dia a dia dos idosos. Após os 65 anos a incidência pode aumentar, resultando em fraturas e ocasionando internação e incapacitação.

Estimativa do Ministério da Saúde aponta que uma pessoa com mais de 65 anos, em cada três, sofre com algum tipo de queda. Além disso, dos idosos que caem, um a cada 20 acaba tendo uma fratura ou necessitando de internação. Já dentre os mais idosos, com 80 anos ou mais, 40% caem a cada ano.

Preocupados com os números e focando na prevenção, o Departamento de Esportes em parceria com o Departamento de Saúde e a Prefeitura Municipal de Dourado, promoveram a palestra “Prevenção de Quedas”, ministrada pelo fisioterapeuta Luis Filipe Pinto Braga, especialista em saúde do idoso. A palestra foi gratuita e aberta ao público.

Durante o encontro o fisioterapeuta destacou a importância do conhecimento sobre as principais causas de quedas, suas consequências e formas de prevenção. Segundo Braga, a queda em pessoas idosas é um acontecimento bastante comum que aumenta progressivamente com a idade em ambos os sexos e em todos os grupos étnicos e raciais. “Mesmo que não seja um efeito inevitável da idade, pode ser sinal do começo de fragilidade ou até mesmo indicar alguma doença”, alertou.

A palestra realizada no auditório do Departamento de Educação, contou com participantes do Grupo da Melhor Idade e profissionais da saúde do município.

Deixe um comentário