SÃO CARLOS | Departamento de Fomento ao Turismo amplia atividade em novo endereço

 

Com o objetivo de ampliar suas atividades e facilitar o acesso da população às informações turísticas de São Carlos e região, a Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) definiu uma nova sede para o Departamento de Fomento ao Turismo.

A inauguração do novo espaço que abriga além do Departamento, um Posto de Informações Turísticas aconteceu na manhã desta quarta-feira (21), na avenida São Carlos, nº 1.800, no centro, em espaço anexo a sede da SMTER e contou com a presença do prefeito Airton Garcia, do vereador Paraná Filho, representando a Câmara Municipal, do secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Walcinyr Bragatto, do diretor do Departamento de Fomento ao Turismo, Daniel Moreira, da presidente interina do Fundo Social de Solidariedade, Andreia Rosa, da gerente do Senac São Carlos, Josiane Serrano, além de membros do Comunitur e servidores públicos.

“O trabalho do Departamento de Fomento ao Turismo é de reconstrução. Já estamos trabalhando para atender todas as exigências para que o município seja qualificado como de Interesse Turístico, o que trará recursos vitais para o progresso e desenvolvimento da atividade no município. São Carlos é um município muito importante para o estado de São Paulo e país, por conta de seu perfil acadêmico e tecnológico”, ressaltou Daniel Moreira, diretor de Fomento ao Turismo.

Para o prefeito Airton Garcia não adianta a cidade ter um bom potencial turístico se isso não for explorado. “É preciso fazer isso virar realidade e graças a Deus o secretário Bragatto, bem como, o Daniel Moreira, vêm fazendo um bom trabalho”, disse o prefeito.

O vereador Paraná Filho lembrou que muitos municípios que passam por severa crise financeira recorrem ao Turismo para fomento da economia do local. “O Turismo estando fomentado, o comércio vai vender mais, vai contribuir com seus impostos e são mais recursos que entram nos cofres públicos do município para ser investido em asfalto, saúde e educação. Acho muito importante esse espaço, parabenizo o prefeito Airton e o secretário Bragatto pela iniciativa de resgatar o Turismo em São Carlos que tinha sido esquecido por outras administrações e espero que de fato o potencial turístico de São Carlos seja explorado, difundido e fomentado”, desejou Paraná Filho.

O secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Walcinyr Bragatto, ressaltou que tem sido muito positiva a participação de todos os setores que atuam na cidade junto ao Conselho Municipal de Turismo sendo necessário, desenvolver o setor de Turismo de forma ampla na cidade. “Nós estamos fazendo a lição de casa, o Comunitur está funcionando regularmente, estamos desenvolvendo o Plano Diretor de Turismo em parceria com a UFSCar, estamos fazendo contatos com a Secretaria Estadual de Turismo e o Ministério do Turismo desde o início da gestão e caminhando para colocar São Carlos numa condição de desenvolvimento econômico na área de Turismo. Isso naturalmente vai gerar mais oportunidades de trabalho, desenvolvimento, arrecadação para o município e teremos São Carlos como uma cidade destaque neste setor”, frisou Bragatto.

O Departamento de Fomento ao Turismo vai atender a população de segunda a sexta-feira das 9h às 17h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3376-1026.

Antes da inauguração das novas instalações do Departamento de Fomento ao Turismo aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, a Reunião Ordinária do Comunitur.

Semana Municipal de Turismo

Ainda dentro da programação da Semana a Prefeitura, por meio Departamento de Fomento ao Turismo da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda, promoveu na noite de terça-feira (20), no Auditório do Paço Municipal, a abertura oficial da Semana Municipal de Turismo com o tema “Plano Diretor e as novas perspectivas”.

O evento contou com a presença dos vereadores Elton Carvalho e Rodson Magno e dos secretários municipais Walcinyr Bragatto (Trabalho, Emprego e Renda) e José Paulo Gomes (Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida) da presidente do Conselho Municipal de Turismo, Vera Malta Campos, entre outros representantes do setor.

Uma mesa redonda mediada pelo diretor do Departamento de Fomento ao Turismo, Daniel Moreira, discutiu com os convidados Anderson Criativo do ONOVOLAB, Bruna Boa Sorte, do Instituto Inova, José Alberto Portugal da Embrapa Pecuária Sudeste, Ednaldo Brigante Pizzolato da FAI/UFSCar e Solange Oliveira Rezende do ICMC/USP “Os impactos da tecnologia, ciência e inovação no fomento da atividade turística em São Carlos”. 

A programação da Semana Municipal de Turismo segue com a visitação da exposição fotográfica “Retratos de São Carlos”, do fotógrafo Maurício Motta. Na sexta-feira, (23), a partir das 19h, no auditório do Paço Municipal, acontece a palestra “SESC-SP 70 anos de Turismo Social”, às 20h exibição do Documentário Brasil Raiz e às 20h30, bate papo com os autores do documentário Otávio Lino e Márcio Sanches e com a palestrante Carolina Paes de Andrade.

Deixe um comentário