SÃO CARLOS | Brasil Raiz e Turismo Social do SESC encerraram atividades da Semana de Turismo

 

A palestra “70 anos de Turismo Social no SESC em São Paulo” com a palestrante Carolina Paes de Andrade e a exibição do documentário “Brasil Raiz” com bate papo com os autores Otávio Lino e Márcio Sanches encerrou na noite de sexta-feira (23), no auditório do Paço Municipal as atividades da Semana Municipal de Turismo 2018.

Carolina Andrade contou um pouco da história de criação do Serviço Social do Comércio, inicio das atividades de Turismo Social no SESC, inauguração da colônia de férias de Bertioga, hospedagem social, turismo emissivo, números de hospedagem, viagens e taxa média de ocupação, perfil do hóspede, entre outros assuntos.

O público pode acompanhar também a exibição inédita do documentário “Brasil Raiz” e conversar com os autores Otávio Lino e Márcio Sanches que contaram detalhes dos bastidores da história. Foram 240 dias na estrada em uma viagem, a bordo de um improvável carro-casa, uma caravan, ano 1976, adaptada, percorrendo florestas tropicais, chapadas, cerrados e cavernas, entre outras paisagens de destaque do território nacional, encontros marcantes, de quilombolas a gaúchos da serra, de pantaneiros a seringueiros, sem patrocínio ou dinheiro no bolso.

Os autores anunciaram também que todo o material produzido será transformado em seriado com 12 episódios sobre o interior do Brasil que será exibido em março de 2019 no canal Globosat.

Participaram da solenidade de encerramento da Semana de Turismo os secretários municipais Walcinyr Bragatto, (Trabalho, Emprego e Renda), Glaziela Solfa (Cidadania e Assistência Social), Daniel Moreira, diretor do Departamento de Fomento ao Turismo, Regiane Galante, Gerente Adjunta do SESC São Carlos, Herbherth Novaes, diretor do Departamento de Defesa da Pessoa com Deficiência, entre outras autoridades.

Para o diretor do Departamento de Fomento ao Turismo, Daniel Moreira a Semana Municipal de Turismo foi um importante espaço de debates para se discutir os rumos da atividade turística no município e demonstrar o quanto a atividade está presente e impacta positivamente o desenvolvimento da cidade e região. “Retomar a realização deste evento nos credibiliza a ouvir a sociedade e debater com os mais diversos setores as novas perspectivas e oportunidades do segmento”.

Moreira ressaltou ainda que a programação da semana contou com discussões de relevantes setores da cidade levantando perspectivas de desenvolvimento através do turismo sob o olhar da ciência, tecnologia e inovação enaltecendo a importância do trabalho do Conselho Municipal, do desenvolvimento do Plano Diretor de Turismo e de parcerias que vem conseguindo retomar com o SESC, SENAC, Onovolab, entre outras. “Tivemos nestes dias o encontro com universidades, centros de pesquisa e inovação debatendo sobre o quanto as atividades realizadas por estes atores fomentam o Turismo em São Carlos. Foi importante, pois queremos quebrar paradigmas e mostrar que mais do que turismo de natureza, de contemplação e histórico, temos este DNA do Turismo do Conhecimento, da Inovação e Inspiração. Milhares de pessoas vêm a São Carlos anualmente para conhecer o que por aqui é desenvolvido e este público tem muito valor agregado para nós”, finalizou.

O secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Walcinyr Bragatto, avaliou como positiva a realização da Semana Municipal de Turismo. “Foi uma oportunidade de aproximarmos diversos setores significativos para o desenvolvimento do Turismo em São Carlos, através de palestras, exposições, mesa de debates, exibição de documentário evidenciou-se o quanto é rica a nossa cidade em pessoas e instituições capacitadas para o desenvolvimento sustentável do setor”, ressaltou Bragatto.