AÇÃO | Iguatemi São Carlos adere à campanha de conscientização do autismo

Shoppings do grupo Iguatemi abraçam a causa e participam do projeto Blue Day

O mês internacional de conscientização sobre o autismo chegou e, com isso, a Iguatemi Empresa de Shoppings Centers irá promover uma campanha especial, chamando atenção para a importância do diagnóstico e do tratamento precoce dos sintomas.

Além da iluminação azul na fachada durante todo o mês, a partir de 4 de abril, o Shopping Iguatemi São Carlos preparou diversas atividades para celebrar a data e sensibilizar os clientes, oferecendo mais informações referentes ao autismo. Entre as ativações, estão palestras, oficinas para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e apresentações culturais.

Segundo dados do CDC (Centers for Disease Control and Prevention) a inclusão social é um dos maiores desafios que os portadores da doença enfrentam no dia a dia. Por este motivo, a data (02/04), que já faz parte do calendário de grandes marcos da ONU, tem como princípio eliminar preconceitos contra a doença e melhorar a vida das pessoas diagnosticadas com o transtorno. 

“É motivo de muito orgulho para nós participar deste movimento, com uma campanha que promove a conscientização de uma causa tão nobre. Com as ativações, queremos disseminar mais informação a respeito do autismo e contribuir para quebrarmos estereótipos e preconceitos”, afirma Alexandre Biancamano, diretor de marketing da rede Iguatemi.

Para contribuir com a causa, os frequentadores do shopping podem participar do Blue Day postando uma foto da fachada do empreendimento iluminada de azul ou de uma das ações com as hashtags #LuzAzul, #IguatemiSaoCarlosblueday e #WAAD.

Programação contempla atividades de inclusão e conscientização

O calendário de atividades tem início no dia 4 de abril, às 19h, com a apresentação cultural de um dos jovens assistidos pela ONG Espaço Azul, que atua em São Carlos há mais de 5 anos. Na ocasião, o artista poderá mostrar seu potencial como violinista e encantar o público.

Em seguida, a palestra “Modelos de atendimento de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista: (1) ABA e (2) Estrutura da Educação Especial no Município” será ministrada por Dr. Celso Goyos, coordenador do Laboratório de Aprendizagem Humana, Multimídia Interativa e Ensino Informatizado (Lahmiei) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com a participação da Dra. Giovana Escobal, vice-coordenadora e da Profª MS. Lilian Maria Carminato Conti, supervisora escolar e especialista em educação especial, da Secretaria Municipal de Educação de São Carlos.

O objetivo da atividade será abordar os modelos atuais de tratamento para os indivíduos com autismo, dando ênfase ao tratamento mais eficaz com base científica da ABA (Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo). A atividade é aberta a todos os interessados, sem necessidade de inscrição prévia.

Seguindo o cronograma, no dia 11, às 19 horas, a Dra. Fabiana Rossi do Nascimento, membro da Comissão Especial de Direito das Pessoas com Deficiência da OAB, conduzirá as palestras “O direito dos autistas perante a sociedade” e “Direito de aquisição de veículos com desconto de IPI e ICMS”, que abordarão as questões legais garantidos às pessoas com autismo e suas famílias.

No dia 18, às 16 horas, será o momento da ONG Espaço Azul aplicar oficinas sensoriais gratuitas, com foco principal nas crianças com autismo.  As atividades contemplarão o manuseio de areia, penas, lixas, algodão, tintas e massas de modelar, com o objetivo de estimular o contato a diferentes texturas.

Para o encerramento, no dia 25, às 19 horas, a entidade levará um grupo de artistas com autismo para se apresentarem, com direito a trilha sonora com um órgão. De acordo com Marli Moretti, diretora executiva da ONG, as ações são uma oportunidade de aproximação do público com a naturalidade do diagnóstico. “É importante que as pessoas saibam que as crianças com autismo tem um potencial enorme, quando estimuladas com amor e aceitação. Somente assim conseguiremos eliminar qualquer tipo de medo e preconceito”, diz.

Para mais informações e programação completa, acesse o site www.iguatemisaocarlos.com.br.

Serviço

Shopping Iguatemi São Carlos

Endereço: Rua Passeio dos Flamboyants, 200, São Carlos

Horário de Funcionamento das Lojas: de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 14h às 20h.

Informações: www.iguatemi.com.br/saocarlos