NACIONAL | Dia do Desafio: Lobbe Neto tem mais um projeto de lei sancionado no país

O Diário Oficial da União publicou nesta quinta-feira (5), a sanção presidencial de um projeto de lei, de autoria do deputado federal Lobbe Neto, do PSDB paulista, conhecido como Dia Nacional do Desafio. A proposta, que se tornou a Lei 13.645/18, determina que essa data deva ser comemorada toda última quarta-feira do mês de Maio, com o objetivo de motivar a população na prática de atividades físicas.

Lobbe Neto explica que o projeto já fazia parte da vida dos brasileiros, porém, agora tem uma lei regulamentando e garantindo a sua efetividade. “Recebemos uma reivindicação do SESC Nacional, a de ter uma data comemorativa em todo Brasil, que é o ‘Dia do Desafio’. Agradeço, pois foi sancionado e, mais um projeto de lei de nossa autoria, virou Lei Federal. O Dia do Desafio agora é lei”, explicou. 

As comunidades de todas as cidades do Brasil poderão se reunir para disputar, amistosamente, competições e desafios que estimulam a prática de alguma atividade física. Todos terão a oportunidade de participar, de acordo com o potencial individual, sem qualquer restrição à idade ou condição social.

Na avaliação de Lobbe Neto, sua nova Lei traz uma reflexão sobre a qualidade de vida dos cidadãos brasileiros. “Na última quarta-feira de maio, por 15 minutos, teremos o incentivo à prática de atividades físicas e esportivas, de forma orientada, para combater a ociosidade. Com isso, todos nós faremos uma boa reflexão sobre a nossa qualidade de vida. Vamos em frente, qualidade de vida para todos”, destacou.

O Dia do Desafio foi criado, originalmente, na década de 1980, no Canadá. Com o sucesso, a data se consolidou e espalhou-se pelo mundo. Atualmente, a iniciativa é apoiada pela International Sport and Culture Association (ISCA), e promovida pela TAFISA e UNESCO. No Brasil, a organização do evento é do Serviço Social do Comércio (Sesc).