IBATÉ | Biblioteca da Escola Municipal Julio Benedicto Mendes está quase pronta

As obras de construção da nova Biblioteca da escola Julio Mendes estão na reta final. O prefeito José Luiz Parrella (PSDB) visitou os trabalhos que vem sendo realizados desde o início do dia 29 de setembro de 2017.

Zé Parrella lembra que apesar da nova biblioteca ficar junto à Escola Municipal “Júlio Benedicto Mendes”, ela atenderá toda a população, principalmente, os alunos das redes municipal e estadual de ensino.

A nova biblioteca contará com um espaço mais amplo e moderno para atender toda a comunidade local. “Será uma Biblioteca moderna e informatizada para dar mais agilidade às crianças, jovens e adultos, em suas pesquisas e atender melhor a população”, comentou.

A ideia de construir a nova Biblioteca se deu no começo do ano passado, quando o prefeito visitou o prédio atual do equipamento público e conversou com os funcionários, podendo observar a necessidade de um novo espaço.

Zé Parrella conta que as obras contemplam a construção de um acervo geral de livros e periódicos, que hoje é de aproximadamente 20 mil volumes, com capacidade para aumento do acervo; área de estudos em grupo; espaço para o acervo infanto-juvenil; gibioteca; recepção com serviço de atendimento e orientação ao usuário; guarda-volumes; espaço para as exposições temporárias e permanentes como o acervo histórico do município, da Biblioteca, Álbuns de Fotografias e terminais de consulta; espaço para salas de informática do Programa Acessa São Paulo; sala para a administração; sala de vídeo com 50 lugares; sala para ação cultural; espaço para o processamento técnico; espaço de aquisição e desenvolvimento de coleções; sala para arquivo de Jornais; sanitários para o público, funcionários e cadeirantes; além da área de serviços.

Uma novidade no prédio que está sendo construído será o espaço para um café literário, encontros de grupos de pessoas, por exemplo, de idosos, com áreas livres e cobertas para realização de rodas de leituras.

O prefeito não cansa de lembrar que investir na educação é investir no futuro. “Os investimentos na educação não param e sempre foi prioridade nas minhas administrações, desde meu primeiro mandato, quando construímos várias unidades escolares e creches para zerar o déficit de vagas escolares. Agora, estamos finalizando a construção dessa nova Biblioteca para que nossa população, em especial nossos alunos, possa ter um local apropriado para leitura e fazer suas pesquisas”, afirmou.

A nova Biblioteca Municipal terá cerca de 530 metros quadrados de área e contará com investimento de aproximadamente R$ 620.000,00. As obras estão sendo realizadas com recursos próprios, ou seja, dinheiro do próprios impostos pagos pela população ibateense.