POLÍTICA | Bibliotecárias do Ano receberam homenagens na Câmara Municipal

Em sessão solene presidida pelo vereador Julio Cesar, presidente da Câmara Municipal, foi realizada na última sexta-feira (13)  a entrega oficial dos títulos de Bibliotecária do Ano a Patrícia Helena Paschoalotti Cartaxo, e de Bibliotecária Homenageada do Ano à Professora Doutora Elisabeth Márcia Martucci. A solenidade, comemorativa ao Dia Municipal do Bibliotecário, foi incluída no calendário municipal pela Lei Municipal nº 14.194, de 2007.

A vereadora Laíde Simões foi a oradora oficial do evento, que contou com as presenças na mesa principal, do secretário municipal de Educação Orlando Mengatti Filho (representando o prefeito Airton Garcia Ferreira), do diretor do SIBI (Sistema Integrado de Bibliotecas), Cesar Augusto de Paula Maragno, da diretora do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos, Profa. Dra. Maria de Jesus Dutra dos Reis e as homenageadas. O vereador Roselei Françoso também compareceu à solenidade.

Patrícia Helena integra o SIBI – Sistema Integrado de Bibliotecas do Município de São Carlos – e trabalha na Escola do Futuro EMEB Dalila Galli, no Jardim Jockey Clube desde 2006. Formada em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), foi bibliotecária no Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ensino – NIPE São Carlos/ UFSCar, tendo trabalhado no Projeto Indicadores – Proindi: mapeamento de provedores da informação em ciência e tecnologia do município de São Carlos.

A Profa. Dra. Elisabeth foi professora da Escola de Biblioteconomia e Documentação de São Carlos (FESC) e do Departamento de Ciência da Informação (DCI) da UFSCar e no período de 2001 a 2008 presidiu a Fundação Educacional São Carlos. Formada pela Escola de Biblioteconomia e Documentação de São Carlos, com mestrado em Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Exerceu a função de Professor Pesquisador 1 do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB/MEC), junto à UAB/UFSCar, Secretaria de Educação a Distância, Universidade Federal de São Carlos em 2009 e a chefia de Gabinete da Reitoria da UFSCar (gestões 2008-2012 e 2012-2016), do Reitor Prof. Dr. Targino de Araújo Filho.