POLÍTICA | Cidinha pede Rede Lucy Montoro e Centro da Saúde da Mulher em São Carlos

A vereadora Cidinha do Oncológico (SD) – foto – apresentou na Câmara Municipal nesta semana dois requerimentos solicitando à Prefeitura a instalação de dois importantes órgãos públicos na cidade: a Rede de Reabilitação Lucy Montoro e o Centro de Referência da Saúde da Mulher.

A Rede Lucy Montoro é um centro de saúde destinado ao atendimento de pessoas com deficiências físicas ou doenças potencialmente incapacitantes. Foi criada em 2008 pelo governo do Estado de São Paulo e tem como objetivo proporcionar o melhor e mais avançado tratamento de reabilitação, que é realizado por equipes multidisciplinares, compostas por médicos fisiatras, enfermeiras, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, entre outros profissionais da área da saúde.

A parlamentar destacou que há anos tem sido feita por ela e por outros vereadores uma mobilização em prol da vinda da Rede para São Carlos. Em 2013, o ex-vereador Aparecido Donizetti Penha encaminhou moção de apelo e realizou ações no sentido de concretizar essa conquista.Também foi entregue ao governo Estadual um abaixo assinado com mais de cinco mil assinaturas pela instalação.

Em junho de 2017, a vereadora e o secretário municipal de Saúde, Carlos Eduardo Colenci, se reuniram em São Paulo com o secretário-adjunto da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Luiz Carlos Lopes, para entregar um ofício apontando a necessidade do centro de reabilitação em São Carlos.

“A instalação de uma unidade da Rede no município supriria a escassez de tratamento para deficientes na rede publica, uma vez que os familiares dos pacientes têm que buscar métodos em locais públicos fora de São Carlos”, argumentou Cidinha. No requerimento, a vereadora pergunta à Prefeitura se as secretarias municipais responsáveis oficializaram algum pedido ou se existe alguma conversa em andamento para a instalação da Rede.

CENTRO DE REFERÊNCIA DA SAÚDE DA MULHER

Cidinha também apontou ao Poder Executivo a importância desse órgão, que é um serviço que presta atendimento às mulheres, em todos os seus ciclos, com assistência em consultas de ambulatórios, exames especializados, planejamento familiar, pré-natal, grupos de gestantes, consultas pós-parto e assistência em situações especiais, como a de violência. Ela ressaltou que na cidade de Ibaté esse serviço já foi implantado e vem oferecendo um apoio essencial às ibateenses.

“É um grande desejo meu a instalação desse Centro, pois recebo em meu gabinete uma demanda grande de mulheres que passam por situações que um centro de referência poderia ajudar. Nos moldes atuais, é um atendimento demorado, no qual as mulheres acabam esperando por um longo tempo para o atendimento”, declarou a parlamentar.