PALESTRA | Cidadania realiza ações para prevenção à violência contra a mulher

Dando continuidade às ações do plano de trabalho “Prevenção à Violência Contra a Mulher”, a Secretaria de Cidadania e Assistência Social realiza nesta semana, a segunda rodada de atividades nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras).

“O plano de trabalho será desenvolvido ao longo do ano. Serão encontros nos Cras direcionados as usuárias dos serviços para que sejam agentes multiplicadoras de informações no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher”, explicou Glaziela Solfa, secretaria de Cidadania e Assistência Social.

As atividades visam ampliar o repertório da comunidade para a questão da violência contra a mulher. Para isso, é preciso compreender as diversas formas de manifestação da violência, diferenciar a violência no meio urbano, identificar os territórios de maior incidência e prevenir situações em que a violência se expresse. “Precisamos formar agentes multiplicadores. Quanto mais agentes mobilizados, mais pessoas estarão envolvidas na promoção de uma sociedade que reflita sobre os papéis estabelecidos para mulheres e homens, sobre a desigualdade de gênero, os direitos humanos e a violência doméstica”, contou Maria Isabel Álamo Gabrine, assistente social, supervisora do Serviço de Acolhimento de Alta Complexidade para Mulheres Vítimas de Violência e coordenadora do plano de trabalho.

De caráter preventivo, as ações são abertas ao público e contam com o apoio das equipes dos Cras, além de agentes de saúde, educadoras de uma ONG, entre outros. Na terça-feira (24), às 14h, o evento ocorre no Cras de Santa Eudóxia e na quinta-feira (26), no Cras do Antenor Garcia, também a partir das 14h.