HOMENAGENS | Sebastião Alexandre da Cunha é eleito o Esportista do Ano

Sebá também foi eleito técnico e dirigente do ano

 

Em eleição realizada na tarde desta quinta-feira (26), no auditório do Paço Municipal, o judoca e técnico esportivo Sebastião Alexandre da Cunha (Sebá), foi escolhido o Esportista do Ano 2017, outorga 2018.

A escolha dos Esportistas Homenageados do Ano e do Esportista do Ano, cuja mesa dos trabalhos foi dirigida pelo radialista Valdemar Zanette e pelo diretor de Fomento ao Lazer da Secretaria de Esportes e Lazer, Marcos Amaro, coube à comissão nomeada pelo prefeito Airton Garcia, onde participaram representantes de entidades entre elas o Sesi e da imprensa da cidade.

Na primeira votação Emerson Ferreira Mariano da Silva, da modalidade judô, foi escolhido como um dos Esportistas do Ano na categoria atleta, juntamente com Carlos Rafael Viana, paratleta na modalidade triatlo paraolímpico e Sebastião Alexandre da Cunha (Sebá), eleito técnico e dirigente.

Sebastião Alexandre da Cunha, que foi indicado pela Fábrica de Campeões, foi vice-campeão sul-americano e brasileiro de judô e hoje é o técnico oficial da equipe de judô de São Carlos. Como técnico obteve vários títulos estaduais e nacionais como Campeão dos Jogos Abertos, Campeão dos Jogos Regionais, Campeão Regional, Campeão Paulista Master e Campeão Brasileiro Master, além de títulos em competições da Federação Paulista de Judô. Como dirigente organizou vários campeonatos e seminários. Sebá também é arbitro de judô de classe estadual, pós-graduado em fisiologia do exercício e faixa preta de Jiu-Jítsu.

Emerson Ferreira Mariano da Silva, 19 anos, atleta da categoria ligeiro (até 60 kg) é titular da equipe de judô de São Carlos em Jogos Regionais e Abertos e foi o que mais obteve títulos a nível estadual e nacional. O atleta iniciou no judô em 2010 no projeto Escola de Esportes da Prefeitura de São Carlos.

Já Carlos Rafael Viana, paratleta na modalidade triatlo, foi uma indicação do Sesi, local onde iniciou sua trajetória. Hoje é o principal triatleta paraolímpico do país, sendo contemplado pelo COB com o prêmio Brasil Paraolímpico 2017 como melhor paratriatleta do país.

“Do meu mundo fazem parte treinamento e competições, mas além de ganhar os campeonatos, é muito bom ser reconhecido e receber essa homenagem, principalmente porque o meu técnico, o Sebá, também está recebendo o título de Esportista do Ano”, disse Emerson Ferreira Mariano da Silva que já está se preparando para disputar a Taça Brasil.

Para Sebá, eleito o esportista do ano, técnico e dirigente, o reconhecimento vale mais que prêmios em dinheiro. “Agradeço todos que confiam no meu trabalho. Hoje é um dia muito importante para mim, essa homenagem consagra o nosso trabalho, consagra a nossa luta diária para formar novos atletas”.

Edson Ferraz, secretário municipal de Esportes e Lazer, parabenizou todos os esportistas eleitos. “A eleição dos Esportistas Homenageados e o Esportista do Ano é um reconhecimento importante na nossa cidade. Acho que a eleição reflete bem aquilo que fizeram os esportistas no ano passado”, concluiu Ferraz.

Os eleitos a Esportistas Homenageados do Ano receberão, cada um, uma placa comemorativa, oportunidade em que o Esportista do Ano receberá a medalha do “Mérito Esportivo” de São Carlos.