TRÂNSITO | Secretaria melhora e amplia número de vias com sincronismo de semáforos

A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito finalizou na última sexta-feira (27), a implantação do sistema de “onda verde” em mais vias da cidade. Agora, além da avenida São Carlos, as paralelas, ruas Episcopal e Dona Alexandrina e as transversais que compreendem a Carlos Botelho, XV de Novembro, Major José Inácio e Conde do Pinhal, já estão com abertura simultânea.

A “onda verde” é a sincronização de semáforos que proporciona aos motoristas passarem por uma sequência de sinal verde ao longo de uma via, mantendo uma velocidade razoável. Trata-se do resultado da tecnologia aliada a uma boa engenharia de tráfego para garantir o sincronismo dos equipamentos de sinalização.

De acordo com Coca Ferraz com o sincronismo é possível passar por 3 ou mais semáforos sem a necessidade de parar. “Fizemos um reajuste no sistema, tanto no sentido norte-sul como no sentido leste-oeste, garantindo dessa forma a fluidez e segurança ao tráfego. O objetivo é que os veículos, que antes paravam em vários semáforos, consigam transpor a via com mais segurança e sem precisar parar nos cruzamentos, gerando mais fluidez ao tráfego. Além de mais qualidade ao trânsito, o sincronismo também proporciona economia de combustível e melhoria da qualidade do ar”, garante o secretário de Transporte e Trânsito.

A Secretaria também vai instalar semáforos em outros cruzamentos da região central. “Vamos semaforizar com sincronismo cruzamentos que no horário pico são pontos constantes de congestionamento, caso da Padre Teixeira com Dom Pedro, Padre Teixeira com a São Paulo, Marechal com a São Paulo e Marechal com a Dom Pedro”, finaliza Coca Ferraz.

Para a onda verde funcionar, é preciso estabelecer uma velocidade linear dentro do permitido pela via. Outro ponto a ser observado pelo condutor, é não ficar parado após a abertura do sinal verde.