SAÚDE | Morre na Santa Casa, paciente de São Carlos com o vírus Influenza A

Morreu na manhã de sábado (28), na Santa Casa de São Carlos, o paciente Claudio Muller Guerrini, de 46 anos. Ele foi internado com quadro de insuficiência respiratória e ficou aproximadamente 20 dias na UTI. Exame realizado pelo Instituto Adolfo Lutz deu resultado positivo para o vírus Influenza A, não subtipado.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, a Influenza ocorre durante todo o ano, mas é mais frequente no outono e no inverno, quando as temperaturas estão mais baixas. Algumas pessoas, como idosos, crianças, gestantes e pessoas com alguma doença crônica têm um maior risco de ter complicações devido à Influenza.

Os sintomas da doença aparecem de repente. Entre eles, febre, dor de garganta, rouquidão e tosse. Outros sintomas como mal estar, calafrios, dor de cabeça e no corpo também podem aparecer. Em alguns casos, a Influenza pode evoluir para pneumonia, sinusite, infecção no ouvido, desidratação. Também pode ocorrer uma piora nas doenças crônicas como asma e diabetes.

“A melhor maneira de prevenir contra a doença é a vacina, que deve ser tomada anualmente e promove a imunidade durante o período de maior circulação do vírus Influenza reduzindo o agravamento da doença”, afirmou Kátia Spiller, chefe da Vigilância Epidemiológica

A Campanha da Vacinação contra a Influenza segue até o dia 1º de junho. No dia 12 de maio, acontece o “Dia D” e todas as unidades estarão abertas das 08h às 17h para a vacinação dos grupos prioritários.

Esse ano, a vacinação está ocorrendo em etapas. A partir do dia 2 de maio, além dos idosos com mais de 60 anos, profissionais da saúde e indígenas podem procurar as unidades de saúdes crianças de 6 meses a menores de 5 anos, mulheres grávidas e que acabaram de ter bebê (até 45 dias após o parto).

Na semana de 9 de maio, a vacina será oferecida também para pessoas com doenças crônicas, professores e funcionários de escolas públicas e privadas, e a população privada de liberdade.

Além da vacina, outras medidas devem ser tomadas para evitar a transmissão de gripes, resfriados e outras doenças respiratórias nesse período. Lavar as mãos frequentemente, principalmente antes de consumir algum alimento; usar lenço descartável para a higiene nasal; cobrir o nariz e a boca quando espirrar ou tossir; evitar tocar os olhos, nariz e boca; não compartilhar objetos como talheres, copos e garrafas; manter os ambientes arejados com janelas e portas abertas; evita contato próximo com pessoas que apresentem sintomas de influenza ou gripe; evitar lugares fechado se com grande número de pessoas, aumentar a ingestão de líquidos e o caso de aparecimento de febre, se afastar do trabalho ou escola até 24 horas após o desaparecimento da febre.

Até o momento, São Carlos registrou 16 casos suspeitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em 2018. 11 casos foram descartados, 4 aguardam resultado e 1 positivo para Influenza A não subtipado.

 

Nota da Redação: A redação do portal Região em Destake lamenta profundamente o acontecido e externa seus profundos e sinceros sentimentos aos familiares e amigos de Claudio Muller Guerrini.