Foi confirmado nesta sexta-feira, dia 4 de maio de 2018, um caso de Meningite Pneumocócica em um aluno de 1 ano do Cemei João Muniz, localizado no bairro Cruzeiro do Sul.
A proteção contra alguns tipos de Pneumococo é adquirida através da vacinação. A vacina Pneumocócica 10 é oferecida na rede pública de saúde, gratuitamente, para todas as crianças menores de 5 anos (doses aos 2 meses, aos 4 meses e um reforço aos 12 meses). A vacinação é considerada a forma mais eficaz na prevenção da meningite bacteriana.
O uso de medicamentos para os contatos próximos de casos suspeitos de meningite somente é indicada quando a meningite for causada pela bactéria Haemophilus influenzae tipo b ou nos casos de doença meningocócica, que é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo). O caso de meningite confirmado no Cemei João Muniz não foi causado por nenhum desses dois tipos de bactérias citadas acima.
Medidas adotadas diante de caso suspeito e/ou confirmado:
– Hospitalizar imediatamente o paciente;
– Notificar o caso;
– Coletar amostras de exames e enviar ao laboratório;
– Isolar o paciente durante as primeiras 24 horas do tratamento com antibiótico adequado;
– Os comunicantes (pessoas que moram na mesma casa ou que estudam na mesma sala de aula), durante um período de 10 dias, devem estar atentos para o caso de aparecimento de sintomas como febre, vômitos, irritação, cefaleia, rigidez de nuca. No caso de aparecimento, procurar atendimento médico;
– Manter ambientes ventilados e evitar aglomerados de pessoas e ambientes fechados;
– Crianças de 2 meses a menores de 5 anos devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima e levar a caderneta de vacinação para que seja avaliada, já que todas as crianças nessa idade devem ter recebido a Vacina Pneumocócica 10;
– Outras medidas importantes na prevenção: lavar as mãos, alimentar-se bem, evitar contato com secreção oral de pacientes com qualquer infecção.
A Vigilância Epidemiológica está localizada na Conde do Pinhal, nº 2161, no Centro. O horário de funcionamento é das 7h às 17h de segunda a sexta-feira. Outras informações podem ser obtidas pelo telefones (16) 3307-7405 ou 3307-7282.