NACIONAL | Lobbe Neto recebe homenagem do Sesc/SP pela autoria da Lei do Dia Nacional do Desafio

O diretor regional do Sesc no Estado de São Paulo, Danilo Santos de Miranda, homenageou na tarde desta segunda-feira, 07, o deputado federal Lobbe Neto (PSDB-SP), pela autoria da Lei 13.645, que instituiu o Dia Nacional do Desafio.

O ato, que aconteceu durante o lançamento e sorteio das duplas de cidades da 24ª edição do Dia do Desafio, no Sesc/SP de Jundiaí, foi conduzido pelo mestre de cerimônia Clodoaldo Silva, atleta paraolímpico, medalhista 13 vezes em Paralimpíadas, e contou com a presença de diversas autoridades nacionais e internacionais.

Lobbe recebeu das mãos de Miranda, uma placa em agradecimento ao empenho e iniciativa de propor na Câmara dos Deputados, em Brasília, a instalação do Dia Nacional do Desafio, toda a última quarta-feira do mês de maio. “Isso consagra mais de 20 anos de trabalho. Há 24 anos que o Sesc-SP tem essa proposta, que fica consagrada nessa lei, de modo a torná-la uma data nacional também. Muito obrigado deputado e esta aqui a nossa homenagem”, declarou o diretor regional do SESC-SP.

Em agradecimento à homenagem, o parlamentar destacou que tem um trabalho muito importante em prol do Sistema S e um carinho muito especial com o Sesc/SP. “O professor Danilo fez a gente aprender o que é o Sesc/SP, o que ele faz, quais são suas atividades, tanto na área esportiva quanto na cultural, e a sua importância no nosso Estado, por isso, temos uma atenção especial com o Sesc/SP”, afirmou.

Lobbe Neto ressaltou que a sua nova Lei traz uma reflexão sobre a qualidade de vida dos cidadãos brasileiros. “Esta é uma lei muito importante porque teremos o incentivo à prática de atividades físicas e esportivas, de forma orientada, para combater a ociosidade. Então, nós cumprimos com a nossa obrigação. É uma pena que demorou tanto para ser sancionada, estava perguntando por que nem eu lembrava mais. Ainda bem que pude voltar ao Congresso Nacional e trabalhar pela aprovação e sanção dessa lei. Foram 15 anos para conseguir aprovar o Dia Nacional do Desafio. Olha a dificuldade que é a aprovação de uma lei em nosso país”, explicou.

Após a homenagem, o Sesc Jundiaí realizou uma viagem pelo continente americano por meio do esporte, com cada América sendo representada por atletas de diferentes nacionalidades e modalidades esportivas. O público, formado por representantes das cidades participantes do Dia do Desafio acompanhou o sorteio, apresentações esportivas e intervenções musicais da banda Barbatuques e da trupe Jogando no Quintal.

Dia do Desafio

O Dia do Desafio será realizado, oficialmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio. A data propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. A ação acontece em forma de competição saudável entre duas cidades. O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence. Criado no Canadá, o evento é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde. O Sesc/SP coordena o evento no Continente Americano desde 2000.

[Reportagem: Paulo Melo – Foto: Divulgação/Matheus José Maria]