POLÍTICA | USP premia alunos da CUCo 2017 com a presença do secretário estadual da Educação

O deputado federal Lobbe Neto (PSDB-SP) participou na manhã desta segunda-feira, 14, da cerimônia de premiação da Competição USP de Conhecimentos (CUCo) 2017, e do lançamento da edição 2018, no campus USP São Carlos. O secretário estadual da Educação, João Cury Neto, o vice-reitor da USP, Antonio Carlos Hernandes, e o prefeito Airton Garcia, também estiveram presentes na solenidade.

Lobbe conta que a CUCo faz parte do programa “Vem pra USP”, uma parceria da Universidade de São Paulo com a Secretária Estadual da Educação, que busca incentivar os estudantes da rede pública de ensino paulista a ingressar nos cursos de graduação da USP. “Um grande desafio criado, exclusivamente, para os estudantes da rede pública do estado, para que eles possam se ingressar na USP, além de estimulá-los a melhorar o desempenho nas disciplinas que compõem o conteúdo programático dos processos seletivos de acesso no ensino superior”, afirmou.

A competição possui duas provas. A primeira é online com 18 testes de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais, ciências e matemática. Os estudantes com o melhor desempenho nessa etapa avançam para a segunda fase, que é presencial, e o conteúdo inclui 45 testes, sendo 15 de português, 15 de matemática, 10 de ciências e 5 de atualidades.

Os alunos melhores classificados dos três anos de ensino receberão certificados da USP, visitarão laboratórios de pesquisa da Universidade e terão videoaulas especiais de preparação para o vestibular. Os estudantes do 3º ano do ensino médio premiados ainda participarão do vestibular FUVEST 2019 sem pagar a taxa de inscrição.

Das 91 diretorias regionais de ensino do Estado, a de São Carlos ficou em primeiro lugar, com a de maior número de alunos participantes inscritos. “Hoje nós ganhamos os tablets que vamos sortear aos alunos e uma Gibiteca Itinerante, que vai percorrer todas as escolas. Então, hoje é um dia muito importante para as famílias de São Carlos, porque muitos alunos foram premiados e a gente espera que esses alunos, logo mais, estejam ocupando uma vaga na universidade pública”, comentou a dirigente de Ensino, Débora Gonzalez Costa Blanco.

Trabalho destacado

Durante seu pronunciamento, João Cury Neto destacou o trabalho do deputado federal Lobbe Neto, em prol da Educação do país. “São poucos os deputados que podemos chamar de ‘deputado da educação’. O Lobbe é um desses parlamentares pelo apoio que tem dado, não só à Diretoria [de Ensino] e as escolas de São Carlos e da região, mas para todas as escolas de ensino médio do Estado de São Paulo”, elogiou.

O secretário estadual lembrou que são poucos os deputados que destinam suas emendas parlamentares para a Educação. “Não vi nenhum deputado destinar tantos recursos de suas emendas parlamentares, que poderiam ser destinadas para outros setores, para as escolas estaduais de ensino médio do estado, como fez o deputado Lobbe Neto, no ano passado. Agradeço o apoio incondicional que o Lobbe tem dado para todos nós”, finalizou.

[Reportagem: Paulo Melo – Fotos: Jhony Silva]