POLÍTICA | Audiência nesta quinta busca realizar “raio-X” da saúde pública municipal

A Câmara Municipal realiza nesta quinta-feira (24), das 18 às 21h, na sala das sessões do Edifício Euclides da Cunha, uma audiência pública destinada a realizar um “raio X da Saúde Pública Municipal”, conforme solicitou o vereador Lucão Fernandes (MDB) – presidente da Comissão de Saúde da Casa – por meio de requerimento aprovado por unanimidade em plenário.

Segundo Lucão, o objetivo da audiência é “identificar problemas e pontos falhos e construir propostas e possíveis soluções para esses problemas”. Ele pondera que a saúde pública de São Carlos vem apresentando diversas limitações que atinge tanto os usuários do serviço quanto os próprios funcionários públicos. “A morosidade do atendimento, a falta de materiais e de segurança para o trabalho, poucos servidores para atender toda a demanda são alguns fatores que influenciam diretamente na qualidade do atendimento oferecido à população”, observa. Outra preocupação é avaliar o número de funcionários da Prefeitura que atuam na saúde.

Lucão informou ter sido procurado pela Sindspam (Sindicato dos Servidores Públicos e Autárquicos Municipais) alertando que o quadro de servidores da saúde está atualmente defasado.Após essa observação surgiu a ideia de propor a realização de uma audiência pública que faça um Raio-X da saúde pública local.

“O objetivo é investigar os principais problemas que vem ocorrendo no sistema público de saúde e o que seria possível ser feito para amenizar tais dificuldades”, afirma o vereador. “Todos devemos reconhecer que o sistema público de saúde está enfrentando dificuldades. E além de prejudicar a população, está causando impacto na saúde dos próprios servidores, como os transtornos emocionais, o stress e ameaça à integridade física”, ressaltou.

Aberta à participação da comunidade, a audiência terá transmissão ao vivo pela TV Câmara (NET Canal 8) e Portal da Câmara (www.camarasaocarlos.sp.gov.br), que pode ser acessado em computadores, tablets e celulares.