
O deputado estadual Roberto Massafera coordenou, na última segunda-feira (21), a mesa de abertura do evento Inovação e Saúde – Tecnologias que Salvam Vidas – que apresentou o resultado das pesquisas patrocinadas pela Fundação de Apoio a Pesquisa de São Paulo (FAPESP). O evento foi promovido em parceria com o Instituto de Legislativo Paulista (ILP).
Os projetos foram apresentados pelos quatro coordenadores das pesquisas realizadas com recursos da Fapesp no programa de apoio a inovação em pequenas empresas.
O engenheiro Wataru Ueda, CEO da Magnamed, apresentou o ventilador pulmonar projetado para ser utilizado por equipes de resgate no transporte intra-hospitalar. Viviane Fongaro Botosso, diretora do Laboratória de Viralogia do Instituto Butantã, apresentou o teste de alta especificidade para a detecção de anticorpos do vírus Zika.
Ricardo Murville Camps, administrador e sócio fundador da Medtech, mostrou a plataforma Medtime de gestão hospitalar que promove maior eficiência nas rotinas e comunicações administrativas hospitalares. O quarto palestrante, foi Sérgio Mascarenhas, sócio da Braincare. Ele desenvolveu um aparelho de monitoramento de pressão intracraniana por sensores que substitui os procedimentos invasivos.
O deputado Roberto Massafera, que foi aluno do professor Sérgio Mascarenhas na Escola de Engenharia da USP em São Carlos, elogiou a inovação. “Estou feliz e admirado pelo desempenho do nosso mestre, pesquisador Sérgio Mascarenhas, que aos 90 anos ainda exibe vitalidade e lucidez juvenis”, comentou o parlamentar.
O parlamentar também destacou que “a educação básica, as universidades públicas, a pesquisa científica e a inovação tecnológica são fatores que diferenciam as nações. É nesse caminho que devemos seguir.”