CULTURA | Parceria viabiliza 4 eventos culturais gratuitos em São Carlos

Uma parceria entre empresas e profissionais de São Carlos, com apoio da Prefeitura, tornou possível a realização de quatro eventos artísticos e culturais gratuitos na cidade. As atrações, que incluem música, dança, poesia, fotografia e teatro, serão realizadas em diversos pontos da cidade nos meses de maio e junho (confira abaixo a programação).

Baseado na pluralidade de ações que possam enriquecer o repertório cultural da cidade, o projeto “Da ponta ao pé” é o primeiro fruto do Grupo Matri, criado com o objetivo de concretizar ações culturais e artísticas em consonância com a diversidade cultural presente em nos contextos locais e sociais.

“Nossa intenção é que em todas as situações haja mediações horizontalizadas das atividades, visando sempre à promoção aos diversos usos da linguagem de forma consciente e qualificada”, explicou a educadora Thabita Aline, uma das idealizadoras do projeto. Segundo ela, esse é o primeiro de muitos projetos a serem desenvolvidos.

Social

A proposta dos eventos realizados pelo Grupo Matri é congregar uma variada gama de pessoas para participar, assistir e produzir ações culturais e artísticas que façam sentido em suas vivências e que possam ampliar as experiências de suas esferas sociais.

A elaboração e organização dos eventos tem a participação afirmativa e voluntária da Casa Bambuca, uma das parceiras desse projeto. E o “Vamos Escrever”, que já nasceu com a proposta de ampliar os usos da linguagem, é responsável pela realização e fomento dos eventos em sua logística e ampliação.

O projeto tem apoio da Prefeitura de São Carlos e de outros empreendimentos da cidade que, além do suporte aos eventos, devem arrecadar e doar livros infantis para a Biblioteca Pública Amadeu Amaral. “Essas parcerias são fundamentais para a recomposição do nosso acervo. Além disso, é a Prefeitura fazendo seu papel de estimular a arte e cultura no município”, afirmou Cesar Maragno, diretor do Sistema Integrado de Bibliotecas do Município de São Carlos (SIBI).

Confira a programação:

Sarau

– Data: 27 de maio (domingo)

– Horário: das 17h às 20h

– Local: Café Sete

– Abertura oficial

– Apresentações individuais

– Dinâmicas de textos coletivos

– Microfone aberto, com acompanhamento musical

Batalhas

– Data: 9 de junho (sábado)

– Horário: das 10h às 14h

– Local: Biblioteca Central

– Batalha de rimas

– Roda de conversa com os batalhadores

– Batalha de dança

– Apresentação musical de RAP

Corpo Expressivo

– Data: 9 de junho (sábado)

– Horário: das 18h às 21h

– Local: Onovolab

– Ato 1: Artes Cênicas; Performances Temáticas

– Mesa aberta com os artistas (a arte em cena)

– Ato 2Dança em Grupo; Ballet Clássico; Live Coding e Performance de Bolhas

Exposição de artes

– Data: 15 de junho (sexta)

– Horário: das 18h às 21h

– Local: Cemac (Centro Municipal de Arte e Cultura)

– Exposição de fotografias (histórias e criações) e telas (nanquim e tinta)

– Mesa de debate (o processo criativo)

– Fechamento e apresentação musical.