IBATÉ | Rede Municipal de Ensino realiza a 4ª Semana Mundial do Brincar

Pelo quarto ano consecutivo, a Rede Municipal de Ensino de Ibaté, participou ativamente da Semana Mundial do Brincar, que teve como tema: “Vem brincar de corpo e alma!”.

Todas as escolas da rede municipal de ensino desenvolveram diversas atividades, resgatando muitas brincadeiras (queimada, cabo de guerra, dança das cadeiras, vôlei de toalha, pular elástico, elefantinho colorido, brincadeiras de roda, corre cutia, mestre mandou, atividades com bexigas, dentre outras mais), contação de histórias, atividades na natureza e um gostoso piquenique.

Durante toda a infância, a partir do vínculo, a criança fará do ambiente ao seu redor um grande laboratório brincante, ressignificando os objetos que estão ao seu alcance, investigando, aprendendo, desenvolvendo seu corpo, sua inteligência e construindo sua personalidade.

“Brincar de corpo e alma numa profunda atitude de respeito ao momento que se vive, ao mundo à sua volta, às outras expressões e formas de vida, interagir e descobrir as possibilidades do mundo através do brincar”, destacou a assessora de Educação, Fátima Heck Vaz.

As crianças puderam sentir no corpo as possibilidades lúdicas de explorar o mundo: brincar descalça, pular corda, correr, escalar, batucar no corpo, desenhar com o corpo, se tornar imóvel, cantar, imitar bichos e lugares, ser sombra de um corpo, de ser um e se identificar com os outros.

“Desde o início da vida, o brincar livre está associado ao cuidado com afetividade, ao desenvolvimento físico e emocional sadio. É assim que nos tornamos completos, equilibrados, sabedores da dinâmica da vida”, comentou a assessora.

O corpo lúdico da criança é a garantia de uma vida adulta saudável. “Felizmente, somente o brincar pode nos oferecer isso. Criança que não brinca, não cria. Criança que não brinca, copia. Porque, no fundo, ser criança é interagir com o lado mágico da vida, é abrir-se para o mistério que cerca a existência”, finalizou.