NACIONAL | Lobbe Neto ressalta importância da MP que permite venda direta do petróleo por estatal do pré-sal
[Reportagem: Luana Patriolino, de Brasília – Foto: Alexssandro Loyola]
O deputado federal Lobbe Neto (PSDB-SP) destacou a importância da Medida Provisória (MP) que permite a venda direta da fatia do petróleo extraído da Pré-Sal Petróleo S/A (PPSA), pertencente à União. A proposta já foi aprovada Câmara e no Senado e aguarda sanção da presidência da República. O projeto também permite a venda direta de gás natural e outros hidrocarbonetos.
Na avaliação de Lobbe Neto, a medida é fundamental para acelerar o desenvolvimento do país. “Esse projeto é interessante porque é pra gente conseguir tirar o nosso óleo do pré-sal, preparar para venda e não se utilize mais o petróleo. Porque, em breve, nós teremos carros à base de bateria, carros elétricos e o petróleo não vai valer”.
Lobbe Neto afirma que essa é mais uma riqueza natural que o Brasil deve aproveitar para se beneficiar. “Nós temos que propor algo o mais rápido possível para poder entregar ao país mais uma riqueza nossa”, disse.
Até então, a estatal PPSA era obrigada a contratar empresas especializadas para intermediar essa comercialização. Com a medida, o governo estima uma arrecadação de mais de R$ 5 bilhões nos cinco anos.