SÃO CARLOS | Equipe são-carlense participa de Campeonato Brasileiro de Xadrez

Seis atletas da equipe de Xadrez de São Carlos participaram do Campeonato Brasileiro Amador 2018, promovido pela Confederação Brasileira de Xadrez, em São Paulo, durante o feriado de Corpus Christi.

O Campeonato conta com a presença de enxadristas brasileiros e movimenta o rating FIDE e o rating CBX. “Tivemos uma boa participação, pontuamos no Rating Fide, um ranking internacional. Além disso, é importante para o desenvolvimento do atleta, pois possibilita o intercâmbio com os maiores enxadrista do Brasil”, contou a enxadrista Lia Oliveira.

A atuação nas competições é uma meta da Secretaria de Esporte para o desenvolvimento do xadrez no município. “A equipe feminina está bem estruturada. Desde 2012, apenas em 2015, a equipe não ficou em 1º lugar nos Jogos Regionais. Para esse ano, estamos visando os Jogos Abertos. O masculino está sendo reestruturado. Como temos muitas crianças, vamos começar com a base e formar uma equipe de ponta”, afirmou Vicente Martins, técnico de esportes e coordenador das modalidades Dama e Xadrez.

Para estimular e incentivar a modalidade dentro do município, a Secretaria de Esportes e Lazer, realizou no dia 27 de maio, o 1º Campeonato Municipal de Xadrez e mantém aulas gratuitas para a comunidade. “Queremos difundir o xadrez na cidade. Os torneios ajudam a divulgar o esporte. Também é um momento de descobrir novos talentos. A Prefeitura apoia e mantém o xadrez em São Carlos”, afirmou o secretário de Esportes e Lazer, Edson Ferraz.

A enxadrista e presidente da Associação de Enxadrista de São Carlos, Lia de Oliveira, explica que as competições também auxiliam os praticantes. “Nos campeonatos, os enxadristas podem testar seus conhecimentos, avaliar erros aperfeiçoar as estratégicas. Também é um momento de divulgar a modalidade e os treinos. São Carlos tem tradição no xadrez, a prática está crescendo, mas ainda precisa de um pouco mais de exposição”.

Treinos

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, mantém uma equipe de xadrez e oferece aulas gratuitas para iniciantes e praticantes de qualquer nível. As aulas acontecem de terça à tarde e quinta, de manhã, no Museu da Ciência Mário Tolentino, na Praça Coronel Salles. As aulas são gratuitas e para participar é só ir até lá, no horário das aulas.

Benefícios do Xadrez

O xadrez é uma atividade intelectual de alto nível, pois requer análise, cálculo, deduções e muito controle emocional. Para se tornar um bom jogador, é necessário disciplina e muito estudo. “Entre os principais benefícios do xadrez estão à concentração e o raciocínio lógico. Para pessoas mais velhas, o risco de ter Alzheimer diminuiu muito. Aumenta o poder de decisão e a socialização. É o segundo esporte mais praticado no mundo com a segunda maior federação do mundo, a FIDA. O xadrez está cada vez mais popular”, contou Samuel Ferreira, técnico em Xadrez.

Grande Mestre São-Carlense

Não é de hoje, que São Carlos se destaca no xadrez. A cidade é uma das poucas no Brasil que tem um Grande Mestre. Em 2010, Felipe de Cresce El Debs recebeu o título de Grande Mestre (GM), obtendo a norma decisiva no Memorial Wanderley Cason de Melo, em Campinas. Felipe finalizou o campeonato de forma invicta, com nove pontos, dentre treze possíveis, vencendo dois dos cinco Grandes Mestres participantes. Integrou a equipe olímpica brasileira em Tromso-2014 e Baku-2016.

O título de Grande Mestre é o mais alto título internacional de xadrez que um jogador pode alcançar. Para se tornar um Grande Mestre reconhecido pela FIDE é necessário ter um mínimo de 2.500 pontos de rating, além de conquistar três normas em competições de Grandes Mestres Internacionais que tenham contado com, pelo menos, dois competidores estrangeiros. Em cada evento em que as normas forem conquistadas, o “rating performance” tem que, obrigatoriamente, ser superior a 2600 pontos. O Brasil tem hoje 14 Grandes Mestres.

Serviço:

  • Aulas de Xadrez gratuitas para crianças, jovens, adultos e terceira idade.
  • Local – Museu da Ciência “Mário Tolentino” – Praça Coronel Salles, s/nº, subsolo – Centro
  • Horários – Terça – 14h às 17h / Quinta – 9h30 às 11h30.