IBATÉ | Esquadrilha da Fumaça comemora os 125 anos da cidade no sábado (23)

Para comemorar os 125 anos de Ibaté, a Força Aérea Brasileira (FAB) promoverá uma apresentação do Esquadrão de Demonstrações Aéreas (EDA), popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, no próximo sábado, dia 23 de junho, à partir das 16h.

Após dois anos sem sobrevoar a Encanto do Planalto, a apresentação promete movimentar as comemorações do aniversário da cidade. Os ibateenses poderão tirar fotos com pilotos e mecânicos da Esquadrilha da Fumaça e haverá distribuição de revistas da FAB, inclusive para a criançada.

Serão 40 minutos de espetáculo onde os sete pilotos e suas aeronaves A-29 Super Tucano apresentarão cerca de 45 manobras de alta performance, algumas delas exclusivas, como o voo invertido em formação, especialidade da Fumaça, o que a difere das demais esquadrilhas do mundo e o que lhe rendeu, em 2006, um recorde no Guiness World Records, ao voar com uma formação de 12 aeronaves em voo de dorso.

O show aéreo será centralizado nos céus da Avenida São João, defronte ao novo Paço Municipal de Ibaté.

Esquadrilha da Fumaça

Com 66 anos de existência, a Fumaça se concretizou como um instrumento de comunicação social da FAB. Possui uma equipe composta por 10 pilotos e 20 membros, incluindo graduados especialistas em manutenção de aeronaves, carinhosamente chamados de “Anjos da Guarda”, comunicadores e médico. Com a nobre missão de apresentar demonstrações aéreas por todo o Brasil e pelo mundo afora, a Esquadrilha da Fumaça difunde a imagem institucional da Força Aérea Brasileira (FAB).

O Esquadrão de Demonstração Aérea – EDA (nome oficial) se localiza na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, no estado de São Paulo. Desde julho de 2015, a Esquadrilha da Fumaça se apresenta com as novas aeronaves A-29 Super Tucano. Foram dois anos de pausa na agenda para implantação operacional e logística. O Super Tucano é a quinta aeronave adotada na história da Fumaça. É fabricada pela Embraer. Antes disso utilizavam as aeronaves T-27 Tucano. Outra novidade é a adoção da fumaça ecologicamente correta, baseada no conceito sustentável de não agredir o meio ambiente. A Fumaça já realizou mais de 3.750 demonstrações no Brasil e em 21 países.