POLÍTICA | Massafera defende voto favorável a PEC que reajusta salário de policiais
O deputado estadual Roberto Massafera afirmou hoje (11) que, no plenário da Assembleia Legislativa, votará favoravelmente à PEC 2/2018 que traz um impacto positivo no soldo dos policiais militares. A PEC limita a 10% a diferença de salário entre um posto da PM e seu superior imediato.
A confirmação do voto foi uma resposta a membros da Comissão de Estudos de Interesse dos Policiais Militares do Estado de São Paulo. A PEC 2 deve ser votada na quarta-feira (13) na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa.
“É uma reivindicação justa dos meus colegas policiais. Não há razão para uma diferença salarial tão grande, de até 30%, entre um posto e outro. Todos fazem parte da mesma corporação e doam suas vidas para nos manter em segurança”, justificou Massafera.
Para se ter uma ideia das distorções, o 1º e 2º tenente da PM desempenham funções parecidas. A diferença salarial, entretanto, é de mais de 30%. Se a PEC for aprovada, os vencimentos dos postos de soldados a subtenentes deverão ter reajuste médio de 34% (veja quadro abaixo); os aspirantes a oficiais e 2º tenentes terão aumento de 13% e 18%, respectivamente.
Os oficiais maiores, de capitão a coronel, na prática já têm uma diferença salarial menor do que os 10% proposto pela PEC 2. Vale destacar que, mesmo considerando a aprovação da proposta, os vencimentos iniciais da PM-SP ainda serão o 11º do Brasil.