ECONOMIA | ACISC avalia que comércio será beneficiado com saque das contas inativas do PIS/Pasep
Mais de 28 milhões de trabalhadores terão direito ao saque em todo o Brasil.
Desde o dia 18 de junho, os brasileiros com mais de 57 anos, que são titulares de contas inativas dos fundos dos programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), estão autorizados a sacar esses recursos, conforme decisão do governo federal, regulamentada em 13 de junho de 2018.
Com estimativa de injeção de R$ 39,5 bilhões na economia, a ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos) avalia que o comércio será o principal beneficiado. “Mais de 28 milhões de trabalhadores terão direito ao saque em todo o Brasil, e eles poderão usar os valores para consumo e também para quitar dívidas. Dentro dessa estimativa nacional, sabemos que o nosso comércio e economia local também serão beneficiados. O impacto potencial no PIB é na ordem de 0,55 ponto percentual”, destaca o presidente da ACISC, José Fernando Domingues.
Quem tem direito ao saque
Tem direito ao saque servidores públicos e pessoas que trabalharam com carteira assinada de 1971, quando o PIS/Pasep foi criado, até 1988. Quem contribuiu após 4 de outubro de 1988 não tem direito ao saque.
Como sacar
Aqueles que tiverem conta-corrente na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil terão o depósito feito automaticamente a partir de 8 de agosto. Os demais cotistas poderão fazer os saques diretamente nas agências da Caixa e Banco do Brasil ou solicitar a transferência sem ônus para suas contas em outros bancos.
Quem tem o Cartão Cidadão com senha cadastrada pode retirar o benefício diretamente nos terminais de autoatendimento da Caixa e nas casas lotéricas, caso tenha PIS a receber.
Para mais informações sobre o benefício, o trabalhador pode acessar os sites: www.caixa.gov.br/cotaspis e www.bb.com.br/pasep.