IBATÉ | Diretor de escola municipal participa de palestra sobre liderança com Mário Sérgio Cortella

O diretor da Escola Municipal “Julio Benedicto Mendes”, Alexandre Moraes Gaspar, representou o município de Ibaté em um evento sobre liderança.

A “Arte de liderar” foi tema no Centro de Convenções em Ribeirão Preto, no último dia 13 de junho, e o tendo como palestrante o renomado Mário Sérgio Cortella, que é filósofo, escritor, mestre e doutor em educação.

Muitas pessoas enxergam o diretor escolar como sendo aquela figura distante, que se encontra atrás de uma mesa e delega funções aos colaboradores de uma escola. Essa é uma visão distorcida desse profissional, que é fundamental para o funcionamento de uma instituição de ensino. Pensando na formação desse profissional o diretor Gaspar teve a oportunidade de aprender com um grande mestre da educação.

Segundo Gaspar, o diretor tem a função de um líder, podendo influenciar todos de maneira positiva ou negativa. “A figura do diretor é de extrema importância para o dia a dia de uma instituição escolar, já que ele desenvolve constantemente suas habilidades com o objetivo de favorecer a qualidade da educação oferecida, assim como estimula e integra toda a equipe, garantindo a participação de todos, inclusive dos pais e responsáveis”, ressaltou o diretor.

Com um tom dinâmico, seguro e muito extrovertido, Cortella conseguiu transmitir conceitos preciosos sobre o que é ser líder e como a humildade é a chave do sucesso em qualquer área ou situação.

De acordo com Gaspar, com o jeito marcante de falar de assuntos sérios de forma bem humorada, Cortella abordou as competências essenciais na arte de liderar, destacando as principais características que o grande gestor precisa ter para liderar sua equipe. “Ele explanou sobre as cinco competências que considera essenciais no líder. Para Cortella, as cinco características fundamentais para a o desenvolvimento de uma liderança eficiente são: manter a mente aberta para aprender novos conhecimentos; elevar as equipes lideradas para fazer com que todos os colaboradores andem juntos em prol de um mesmo objetivo; inovar a obra, isto é, evitar as certezas, buscar pela inovação e atualização constante, recusando o enferrujamento das práticas; recrear o espírito, assumindo os compromissos da liderança com alegria, comemorando as grandes conquistas e trazendo o prazer para o espaço de atividades; e por último, empreender o futuro, fazendo presente as possíveis oportunidades e direcionando-se à capacidade de agir e solucionar, nutrindo a esperança do verbo esperançar e não esperar acontecer. Cada uma delas, segundo ele, exigirá do líder coragem, paciência e humildade” comentou Gaspar.

Para o prefeito José Luiz Parrella (PSDB), é necessário que o líder sempre inspire todos ao seu redor. “Chefia é um cargo e liderança é uma função, baseada na administração e respeito. O chefe você apenas obedece, enquanto o líder você procura, segue e admira. Ele corrige sem ofender, orienta sem humilhar e tem papel fundamental no sucesso do aluno, pois é responsável por boa parte dos aspectos que influenciam o desempenho acadêmico, desde a limpeza da escola até o monitoramento das ações planejadas. Por isso acreditamos na liderança dos diretores e na dedicação dos professores”, destacou o chefe do Executivo.