IBATÉ | Banda Dona Zaíra promove Workshop aos alunos da Banda Marcial de Ibaté

Durante toda a tarde, os alunos tiveram a oportunidade de saber mais sobre o mercado da música, estilos e vertentes e da importância da música na formação do jovem. “Foi um bate papo e integração importante para os alunos”, afirmou Joziel Gama, diretor de Cultura de Ibaté. “Nosso maestro Kaike Leite já desenvolve com muita competência esse projeto da Banda e quanto mais vivencias podermos proporcionar à eles, mais rica ficam suas formações musicais”, completou.

A Banda Dona Zaíra se apresentou na noite de sábado no 1º Festival de Food Trucks de Ibaté e durante o Night Glow na Pirâmide da Mata do Alemão, em uma parceria entre a Secretaria Estadual de Cultura, Raízen e Prefeitura Municipal.

O prefeito José Luiz Parrella (PSDB) observa que esse workshop serve para que os alunos entendam ainda mais sobre a música e com isso aperfeiçoem seus conhecimentos. “Quem ganha com um workshop como é esse não são só os alunos, mas também o público que vão sempre assistir as apresentações da Banda Marcial de Ibaté, pois com mais conhecimento, os integrantes do grupo conseguem melhorar ainda mais as suas performances, encantando cada vez mais as pessoas por onde passam”, enfatizou.

Banda Marcial de Ibaté

A Banda Marcial Municipal de Ibaté é um projeto cultural que dispõe de aulas oferecidas, gratuitamente, para toda a população de Ibaté, com idade acima de 12 anos.

O projeto da Banda Marcial foi implantado pelo prefeito Zé Parrella, durante as duas primeiras gestões, entre 2005 a 2012, e que tem como madrinha e incentivadora, a ex-prefeita Lu Spilla (PSDB).

Os ensaios são realizados de terça e quarta-feira, das 15h às 17h, na Escola Estadual “André Donatoni”, e aos sábados, das 9h às 15h, na Escola Municipal “Brasilina Teixeira Ianoni”, onde durante o intervalo é servido almoço aos alunos.

Banda Dona Zaíra

Dona Zaíra é uma banda paulista criada em 2005 que define seu estilo como forró caipira tupiniquim, por ter como característica a mistura de vários ritmos brasileiros, tendo como base maior o forró pé de serra e a criação influenciada pela música caipira. O grupo nasceu na cidade de Piracicaba, interior do estado de São Paulo.

A formação do grupo é em quinteto, e seus integrantes são: Rafael Beibi (vocal e zabumba), Diego Leandraújo (triângulo e coro), André Tagliatti (sanfona e coro), Matheus Tagliatti (contrabaixo e coro) e Rafinha Barros (cavaco e coro).

Além das fortes influências do Forró pé de serra e música caipira, o grupo incorpora ao seu som várias linguagens musicais brasileiras e internacionais, como samba, choro, maracatu, coco, embolada, salsa e jazz.

O grupo lançou em 2013 seu 3º CD, Antenas e Raízes, em projeto aprovado pelo ProAc (Programa de Apoio à Cultura – Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo). O trabalho foi produzido pelo multi-instrumentista Duani Martins, conhecido pela sua versatilidade e intimidade com vários universos musicais.

O disco anterior, “Tome Forró” (2012), conta com a seleção para o 24º Prêmio da Música Brasileira (antigo Prêmio Tim), além das participações de Hermeto Pascoal, Dominguinhos, do violeiro Paulo Freire e Trio Virgulino.