RECLAMAÇÃO | Unimed São Carlos, um SUS melhorado?; pacientes esperam horas para fazer exame

Na imagem, criança (de camiseta vermelha) observa idosa em maca no corredor, esperando atendimento

Três horas e meia, esse foi o tempo que uma criança de apenas 05 anos, teve que esperar para fazer um exame de radiografia (Raio-X) e uma ultrassonografia no Hospital 24 horas da Unimed de São Carlos, na tarde desta terça-feira (17).

A criança, juntamente com a mãe, chegou ao local por volta do meio dia, à procura de atendimento clínico. O acolhimento no local foi bastante rápido e, após alguns minutos, ela já estava sendo atendida pela médica plantonista, que solicitou os exames.

A partir daí, o chá de banco teve início. Além dela, uma fila de idosos, até acamados, crianças e outros pacientes, que precisavam dos exames imediatamente, se formou no Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) do hospital. “Meu filho não foi mal atendido, mas ficar 3h e meia esperando por um exame? Achei uma tremenda falta de respeito…”, desabafou a mãe.

Após 2h10 de espera, indignado, o pai – que também acompanhava a esposa e o filho – utilizou a sua página pessoal no Facebook para reclamar. “Vão falar que é corredor de hospital público, mas é aqui na Unimed 24h. Cuidar de você esse é o plano #sqn. E ele [filho], ainda, não fez o exame!!!! Brincadeira!!!!!”, escreveu.

Por telefone, ele contou à nossa redação que a Ouvidoria da Unimed São Carlos entrou em contato e declarou que havia tomado conhecimento do caso e estaria checando os motivos do atraso. “Uma pessoa chamada Neide, que se identificou como funcionária da Ouvidoria, questionou o que havia acontecido e estariam levantando os motivos da demora no atendimento e que, realmente, esse tempo de demora não era normal”, contou.  “Os outros pacientes também estavam inquietos com tamanha demora no atendimento. Tinha uma ‘senhorinha’ que, assim que chegamos, disse que estava há uma hora esperando”, completou.

“Quero deixar claro que, em momento algum, meu filho foi mal ou deixou de ser atendido. O problema é que a gente paga uma mensalidade alta de um plano de saúde para ter agilidade quando necessita do atendimento”, relatou o pai.

Outras pessoas comentaram na postagem, a sua insatisfação com o serviço prestado pela empresa de plano de saúde são-carlense.

Na imagem, a criança [de camiseta vermelha] observa idosa em maca no corredor, esperando atendimento.

NOTA DE ESCLARECIMENTO – UNIMED SÃO CARLOS

A Unimed São Carlos, como Operadora de Planos de Saúde, sempre zela pela transparência e excelência do atendimento prestado. Esclarece que segue integralmente com todos os compromissos assumidos perante seus beneficiários, em estrito cumprimento dos Contratos celebrados, seguindo as normas impostas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS.

A respeito da demanda sobre o tempo de atendimento no Centro Avançado de Diagnóstico por Imagem (CADI), na tarde do dia 17 de julho, a Unimed São Carlos está apurando para esclarecimentos os motivos que ocasionaram a reclamação do beneficiário. Ressalta ainda que urgências, emergências e idosos são prioridade no atendimento.