DADOS | Emprego formal em São Carlos cresceu 2,8% no primeiro semestre de 2018

Dados são da Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC).

De acordo com levantamento da Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC), o emprego formal na cidade de São Carlos-SP teve um aumento de 2,8% no primeiro semestre de 2018, comparado com o mesmo período de 2017. O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) apontou que haviam 72.326 pessoas empregadas no ano de 2017, já no mesmo período deste ano, o número subiu para 74.360, representando 2.034 pessoas a mais com carteira assinada.

Em 2018, no primeiro semestre, o comércio obteve 54% a mais de pessoas trabalhando, em relação a 2017. “Esse aumento do nível de emprego gera mais renda para a população, que utilizará o dinheiro para consumir, investir e quitar dívidas, gerando um ciclo de crescimento econômico gradual na cidade”, explica o presidente da ACISC, José Fernando Domingues.

Conforme mostram dados da Boa Vista SCPC, empresa parceira da ACISC, o movimento do comércio no Brasil cresceu 3,1% no primeiro semestre deste ano. Já em junho ante maio, na avaliação dessazonalizada, a atividade subiu 1%, mostrando recuperação após a greve dos caminhoneiros. No acumulado dos últimos doze meses, o indicador avançou 4,5%. “Isso reflete diretamente na economia de nossa cidade, pois todas as datas comemorativas, até o momento, apresentaram saldos positivos, com um aumento médio de 6% nas vendas. Esse resultado é consequência do aumento de confiança do consumidor associado com a baixa taxa de juros do mercado e inflação controlada”, acrescentou.

Inadimplência

No valor acumulado, a inadimplência na cidade de São Carlos-SP diminuiu 0,4% no primeiro semestre de 2018, conforme dados da Boa Vista SCPC. “Níveis cada vez menores de inadimplência são bons para qualquer economia. A expectativa é de que, com a continuidade da expansão do crédito, melhora no emprego e na confiança dos consumidores, a recuperação seja maior neste segundo semestre”, destacou o presidente da ACISC.