IBATÉ | Em reunião do Conseg, comunidade implanta do “Vizinhança Solidária”

Em reunião realizada no noite desta quinta-feira, 23/08, o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Ibaté, deu início na implantação do projeto “Vizinhança Solidária”, que já é desenvolvido em vários municípios do Estado de São Paulo e tem apresentado excelentes resultados na prevenção e elucidação de delitos praticados por marginais.

O Vizinhança Solidária é um programa que foi criado pela Polícia Militar em 2009, quando foram procurados por um grupo de síndicos de prédios no Itaim Bibi. A ideia do programa foi a de promover reuniões periódicas entre vizinhos, com participação de representantes da polícia, para discutir ações de segurança. Desde então, tem sido aplicado em diversas localidades com grande êxito.

O programa consiste em resgatar o entrosamento entre os moradores de uma mesma rua, com o objetivo de estabelecer um vinculo solidário como ferramenta para facilitar o policiamento preventivo, redução da criminalidade local e busca de soluções adequadas para os problemas relativos à segurança dos moradores.

Estimula a participação de todos dentro da sua comunidade; Identificação de seus vizinhos; Monitoramento local; Rede de informações.

Presente na reunião, o comandante da Policia Militar em Ibaté, tenente Daniel Molina, enfatizou a aproximação e envolvimento dos vizinhos com a segurança mútua de todos nas proximidades de suas residências. Ele ressaltou que será muito importante para os moradores e para a cidade, pois ajudará muito a polícia em seu patrulhamento e elucidação de ocorrência, bem como, na prevenção de delitos, como furtos e roubos à residências.

O Secretário do Conseg, Augusto Neto, falou da satisfação de poder ver, acompanhar e participar da implantação do Vizinhança Solidária, pois Ibaté tem feito seu dever de casa em relação a segurança, onde os poderes trabalham em conjunto.

“Nosso prefeito Zé Parrella assumiu e está cumprindo o compromisso com a segurança pública, o Legislativo tem contribuído através da participação nas reuniões e em aprovações de leis beneficiando a segurança, as instituições de segurança através de seus comandantes e comandados não tem medido esforços para garantir a segurança da nossa população e, por fim, a população tem contribuído participando das reuniões, fazendo denúncias através dos telefones 181 e 190”, contou.

O primeiro bairro a colocar em atividade o Vizinhança Solidária será o bairro Encanto do Planalto, sendo que moradores participaram da reunião e se mostraram entusiasmados e motivados com a novidade.

Os bairros e moradores que tiverem interesse em ativar o Vizinhança Solidária podem entrar em contato no Pelotão da Polícia Militar de Ibaté ou direto com o Conseg através do Whatsapp (16) 99767-5951.