SÃO CARLOS | Profissionais são capacitados para uso da caderneta de saúde da pessoa idosa

Médicos, enfermeiros, dentistas, auxiliar técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde (ACS) estão sendo capacitados para o uso da caderneta de saúde da pessoa idosa.  Nesta sexta-feira (24), o treinamento foi realizado para profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).

“A caderneta é um importante instrumento para a rede municipal de saúde. Nela estão todas as informações referentes à saúde da pessoa idosa e auxilia os profissionais e também o paciente, num atendimento mais qualificado”, afirmou Crislaine Mestre, diretora do Departamento de Gestão e Cuidado Ambulatorial.

A Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa integra um conjunto de iniciativas do Ministério da Saúde que tem por objetivo qualificar a atenção ofertada às pessoas idosas no Sistema Único de Saúde. É um instrumento estratégico proposto para auxiliar no bom manejo da saúde dessa população, sendo usada tanto pelas equipes de saúde quanto pelos idosos, por seus familiares e cuidadores.

O documento permite o registro e o acompanhamento, pelo período de cinco anos, de informações sobre dados pessoais, sociais e familiares, sobre suas condições de saúde e seus hábitos de vida. Contribui também para a organização do processo de trabalho das equipes de saúde e para a otimização de ações que possibilitem uma avaliação integral da saúde da pessoa idosa, identificando suas principais vulnerabilidades e oferecendo orientações de autocuidado.

O treinamento é realizado pela equipe do Departamento de Gerontologia, da UFSCar. “Todas as unidades de saúde já usam a caderneta do idoso. Ela permite a interação entre o usuário e os profissionais e também com a família. Esse curso é uma atualização por causa de algumas modificações realizada pelo Ministério da Saúde”, contou Denise Braga, do Núcleo de Educação Permanente de Saúde.

A última capacitação está prevista para o dia 31 de agosto, no auditório do Museu da Ciência, na Praça Coronel Salles, a partir das 14h.