A Semana da Agricultura Orgânica foi aberta no último sábado (15), com a inauguração da Feira Orgânica, na Praça dos Voluntários. Durante todo o dia, uma série de atividades foram realizadas dentro da programação da Semana que está na sua segunda edição. A abertura da Semana foi acompanhada por secretários, vereadores e representantes de várias instituições ligadas à agricultura orgânica.
Produtores e consumidores aprovaram a novidade. “A Feira será um local onde posso oferecer para todos os alimentos orgânicos que eu produzo e ofereço para minha família. A alimentação orgânica, os alimentos sem agrotóxicos, tem que fazer parte da mesa dos consumidores e tem que chegar com preço justo. Ajuda a saúde da população e ajuda o produtor rural a escoar sua produção”, contou o produtor rural, Sebastião Alves.
“A Feira é um incentivo e estímulo ao consumo de produtos mais saudáveis para uma população que não consome um produto de qualidade. O alimento orgânico é o um alimento saudável, que só faz bem a saúde. Um alimento sem veneno. Eu não consigo conceber a ideia de colocar tanto veneno no nosso alimento. Estamos vendo uma série de doenças relacionadas ao consumo de alimentos com agrotóxico. A Feira traz a possibilidade de mudar isso”, afirmou Fernando Neubauer produtor rural e integrante da EcoVilla.
A consumidora Renata Custódia aproveitou a manhã do sábado para conhecer e adquirir produtos orgânicos. “É difícil achar alimento de qualidade nos supermercados ou mesmo nas feiras da cidade. Quando encontra é um produto caro, tem os atravessadores. A Feira me traz a oportunidade de adquirir um produto de qualidade a preço acessível, além de ajudar o produtor local”, disse Renata, técnica em química.
A inauguração da Feira faz parte da 2ª Semana da Agricultura Orgânica que segue até sábado (22), com uma série de atividades. “O consumo de produtos orgânicos está crescendo muito e São Carlos tem uma grande produção desses produtos. Hoje, boa parte dos produtos da merenda vem da agricultura orgânica. E a Feira vai atender a demanda do consumidor. No ano passado, uma lei criou a Semana do Orgânico e nos comprometemos em criar a Feira Orgânica. E hoje estamos inaugurando a feira que será permanente, todos os sábados, das 8h às 12h. Esse investimento vai proporcionar mais qualidade de vida, mais saúde, desenvolvimento da agricultura familiar gerando emprego e renda no campo e um produto que vai direto do produtor para o consumidor”, afirmou Deonir Tofollo, secretário de Agricultura e Abastecimento.
A programação da Semana segue com uma série de atividades. Informações e inscrições pelo linkhttps://goo.gl/DgdC7P
Terça-feira – Dia 18/9
8h às 18h – Ecovila Tiba – Oficina com o tema “Biofiltro de minhocas”;
14h às 17h – Escola Estadual João Batista Gasparin – implantação de horta orgânica;
19h às 21h – Teatro Municipal – Mesa redonda com o tema “Agroecologia, reforma agrária e territórios;
19h às 21h40 – Sebo Móvel;
21h às 21h40 – Teatro Municipal – apresentação cultural “Dança dos Búzios” com grupo da etnia Pankararus
Quarta-feira – Dia 19/9
8h às 12h – Quinta da Boa Vista – Visita Ecopedagógica “Horta orgânica: produção e comercialização”;
13h às 17h – Assentamento Santa Helena – Oficina com o tema “Abelhas nativas sem ferrão”;
19h às 22h – Serena Terra – Cine Reforma Agrária (debate);
Quinta-feira – Dia 20/9
9h às 12h – UFSCar – Roda de conversa “Produção de plantas medicinais para o SUS”;
15h às 17h – Centro Público de Economia Solidária – Oficina com o tema “Horta vertical em pallets”;
19h às 21h – Mama Jambo – Roda de conversa “Dá roça à mesa” (logística, comercialização e consumo de orgânicos);
19h às 22h – Sebo Móvel;
21h às 22h – Mama Jambo – apresentação cultural com o show “Cabaça, o útero primordial”;
Sexta-feira – Dia 21/9
9h às 12h – Horta da Toca – Oficina com o tema “Horta Agroflorestal”;
14h às 18h – Casa Bambuca – Oficina com o tema “Cosméticos Naturais”
18h30 às 21h30 – Casa Bambuca – Intervenção teatral “Comadres da Terra” (Marta Bombardi); roda de conversas “Mulheres Agroecologia”; lançamento do livro “Rota das Raízes: Gastronomia e Cultura no Estado de São Paulo” por Juliana M.M. Soares e Yasmim Bidim;
21h30 às 24h – Apresentações culturais com Banda Filhas da Fruta, Eletro Jungle “Zazilove Agroecológica”;
Sábado – Dia 22/9
8h às 14h – Praça dos Voluntários – Feira Orgânica – Festival Gastronômico Orgânico com espaço criança, exposição de fotografias e cerveja artesanal. Apresentações de Tai Chi (8h); dança circular (9h); capoeira (10h); folia de reis (11h); Girafulo (12h); sarau (13h); disco xepa (13h30); feira de trocas de sementes crioulas e som “Winnie e Dennis” (14h).