Ribeirão Bonito vem se destacando na área da educação e cinco alunos da cidade, sendo quatro da rede municipal de ensino, são semifinalistas do Projeto EPTV na Escola – 2018. O plano está em sua 20ª edição e traz como tema de redação “Minha Vocação e o Propósito de Minha Vida”.
Entre as redações semifinalistas dos alunos ribeirão-bonitenses estão dois alunos da Escola Municipal “Coronel Pinto Ferraz” sendo: Deveson Assunção da Silva, tendo como professora Natalia Simões de Vicente e o título da redação “Lutar sempre, desistir jamais”; e Lara Garcia Castro também da escola Coronel, com a professora Gloria Cristina Sanches Teruel e com a redação “Concretizando os meus sonhos”.
Outras duas alunas são da Escola Municipal “Professora Maria Apparecida Sousa Campos”, localizada no distrito de Guarapiranga, com a professora Ariane Melo, que são: Nicolly Demambro dos Santos com a redação “O que é ser nos dias de hoje?”; e Tamara Cezario Cruz com o título “Fazer valer a pena”.
Para finalizar a lista do semifinalistas está o aluno Natan Prati Fernandes do Colégio Kuarup, orientado pela Claudiane Cristina Mendes, e a redação “Minha profissão, minha vida”.
A diretora da Educação, Patrícia Falconi Perissinoto, parabeniza os alunos e os professores de Língua Portuguesa por este grande feito. “Sabemos do alto grau de dificuldade que é estar entre os semifinalistas do Projeto EPTV na Escola, pois são aproximadamente 90 mil alunos de toda a região Central do Estado de São Paulo, isso mostra que os professores têm ensinado o conteúdo, no caso a redação, com eficácia, e os alunos estão de parabéns por estar entre os semifinalistas”, apontou.
O prefeito Francisco José Campaner (PSDB), o Chiquinho, também cumprimentou os alunos e professores. “Estamos obtendo bons resultados na área de educação e receber uma notícia como esta, que temos na cidade cinco alunos como semifinalistas de um projeto como este, que abrange a Região Central de São Paulo, é de ficar muito contete”, observou.
Projeto
O EPTV na Escola envolve, todos os anos, cerca de 90 mil estudantes do último ano do ensino fundamental.
O objetivo é promover a interatividade entre os alunos e um veículo de comunicação, permitir que os participantes conheçam o processo de produção de um telejornal, e que utilizem a programação da EPTV como recurso educacional. Além disso, o foco é desenvolver a integração entre as escolas e, através da escolha do tema da redação, propiciar aos alunos o contato com a pesquisa e a aquisição de conhecimento.
Esse ano, na região de Campinas participam 49 municípios que totalizaram 30.270 redações. Em Ribeirão Preto participam 66 municípios que totalizaram 24.267 redações. Na região de São Carlos participam 41 municípios e no total são 16.684 redações. No Sul de Minas participam 127 municípios. No total são 19.825 redações.
PROJETO EPTV NA ESCOLA 2018
REDAÇÕES SEMIFINALISTAS DOS ALUNOS DE RIBEIRÃO BONITO
ALUNO: Deveson Assunção da Silva
ESCOLA: E.M. Coronel Pinto Ferraz
PROFESSOR: Natalia Simões de Vicente
TÍTULO DA REDAÇÃO: Lutar sempre, desistir jamais
ALUNO: Lara Garcia Castro
ESCOLA: E.M. Coronel Pinto Ferraz
PROFESSOR: Gloria Cristina Sanches Teruel
TÍTULO DA REDAÇÃO: Concretizando os meus sonhos
ALUNO: Natan Prati Fernandes
ESCOLA: Colégio Kuarup
PROFESSOR: Claudiane Cristina Mendes – K.S.Gastaldi
TITULO DA REDAÇÃO: Minha profissão, minha vida
ALUNO: Nicolly Demambro dos Santos
ESCOLA: E.M. Professora Maria Aparecida Sousa Campos
PROFESSOR: Ariane Melo
TITULO DA REDAÇÃO: O que é ser nos dias de hoje?
ALUNO: Tamara Cezario Cruz
ESCOLA: E.M. Professora Maria Aparecida Sousa Campos
PROFESSOR: Ariane Melo
TITULO DA REDAÇÃO: Fazer valer a pena