Ação faz parte da Campanha “Outubro Rosa” e acontecerá no sábado, dia 27 de outubro, das 8h às 12h
A Prefeitura de Ribeirão Bonito, por meio dos Departamentos de Saúde e Esportes, Lazer, Cultura e Turismo, realiza no sábado, dia 27 de outubro, das 8h às 12h, o Dia D da Campanha “Outubro Rosa” com ações de prevenção ao câncer de mama.
De acordo com a diretora de Saúde, Maria Eliza Lazarini Alboléia, o objetivo da ação é conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer de mama, já que este é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo. “Seguido do câncer no colo de útero, o câncer de mama é o segundo tipo de câncer que mais mata as mulheres no mundo. Esses, são dois tipos de câncer que, se prevenidos e diagnosticados precocemente, têm uma alta taxa de cura, por isso, a importância do autocuidado, da prevenção”, alertou.
Maria Eliza também lembra que a campanha tem como finalidade incentivar as mulheres a realizarem o autoexame da mama e procurarem orientação médica para a realização da mamografia, pois o exame auxilia no diagnóstico precoce da doença.
Durante toda a manhã, profissionais da saúde farão orientações sobre a importância do exame das mamas, entre outros cuidados. Também haverá aferição de pressão, teste de glicemia, saúde bucal, combate ao mosquito Aedes aegypti e dicas e atividades de beleza.
As ações do Dia D da Campanha “Outubro Rosa” acontecerá na barraca ao lado da Igreja Matriz, localizada no Centro de Ribeirão Bonito e a diretora de Saúde convida a população para participar. “Convidamos toda a população para participar desse dia”, disse Maria Eliza.
Em parceria com lojas e pessoas, também haverá sorteio de brindes.
Outubro Rosa
O “Outubro Rosa” é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esta campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa.
O movimento começou a surgir em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações. Hoje o Outubro rosa é realizado em vários lugares do mundo.