O Projeto “A Beleza do Envelhecimento”, desenvolvido pela fisioterapeuta do Departamento de Saúde da Prefeitura de Ribeirão Bonito, Natalia Guerreiro Ferreira, foi selecionado como um dos 14 trabalhos para participar da “6ª Edição do Mapeamento de Experiências Exitosas de Gestão Pública no campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa – 2018”, uma iniciativa da Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa (Cosapi/Dapes/SAS) do Ministério da Saúde, realizada em parceria com o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz).
O objetivo do Mapeamento de Experiências Exitosas é conhecer e dar visibilidade às boas práticas de municípios, estados e do Distrito Federal no campo da saúde da pessoa idosa. Com isso, espera-se divulgar e compartilhar experiências com gestores, profissionais de saúde, interessados em geral, além de incentivar estratégias e ações que contribuam para qualificar o cuidado à pessoa idosa no Sistema Único de Saúde (SUS), em consonância com a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (PNSPI) e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
De acordo com a fisioterapeuta Natalia, o projeto foi cadastrado no Ministério da Saúde do Governo Federal (https://saudedapessoaidosa.
No próximo mês, os coordenadores das experiências selecionadas, entre eles a fisioterapeuta Natalia, serão convidados a apresentarem seus trabalhos durante um evento realizado pelo Ministério da Saúde e a Fiocruz, em Brasília, que terá também como convidados, os integrantes do Colegiado Nacional de Coordenadores de Saúde da Pessoa Idosa, áreas técnicas do Ministério, entre outros.
Nesse evento, a Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa realizará uma premiação simbólica, por meio de entrega de Certificado de Reconhecimento de Experiência Exitosa, no âmbito do SUS ao Projeto “A Beleza do Envelhecimento”.