NACIONAL | FNDE prorroga prazo para escolha de obras literárias

Cerca de 42% das escolas públicas ainda não acessaram o sistema para selecionar os livros

 

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) decidiu prorrogar o prazo para a escolha do livro literário, no âmbito Programa Nacional do Livro e do Material didático – PNLD Literário 2018. Agora, professores, diretores e coordenadores pedagógicos de escolas públicas da educação infantil, dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) e do ensino médio precisam selecionar os obras por meio do sistema PDDE Interativo até esta quinta-feira, dia 1º de novembro.

Até a tarde desta quarta-feira, 31 de outubro, cerca de 42% das unidades de ensino que serão beneficiadas nesta edição do programa ainda não tinham acessado o sistema para efetuar a escolha. Para as escolas que não acessarem o sistema ou não finalizarem a escolha até o fim do prazo, serão encaminhados acervos compostos aleatoriamente por títulos do PNLD Literário 2018, conforme critérios do FNDE.

Para ajudar na escolha, o FNDE disponibilizou em seu portal eletrônico o guia digital do programa, que contém resenhas e informações sobre todas as obras selecionadas para esta edição. Dentro do guia, pode-se pesquisar sobre as obras indicadas para educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) e ensino médio. E escolher aquelas que são mais adequadas ao projeto pedagógico de cada unidade de ensino.

O FNDE também disponibilizou em seu portal eletrônico orientações gerais sobre o processo de escolha, assim como as normas de conduta que devem ser seguidas pelas escolas neste período.

Quantitativo

Para educação infantil e turmas do 1º ao 3º ano do ensino fundamental, a escolha será de acervos para sala de aula. Já para o 4º e 5º ano do ensino fundamental e para o ensino médio, a seleção será de acervos para biblioteca e de dois livros para cada aluno. Veja abaixo quadro com os quantitativos de cada acervo:

Categorias 1 a 4 Acervos para sala de aula
1 – Creche I – 0 a 1 ano e 6 meses 20 obras
2 – Creche II – 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 20 obras
3 – Pré-escola – 4 anos a 5 anos 11 meses 25 obras
4 – Anos iniciais EF – 1º ao 3º ano 35 obras
Categorias 5 e 6 Acervos para biblioteca
5 – Anos iniciais EF – 4º e 5º anos 50 obras
6 – Ensino médio – 1ª a 3ª séries 50 obras
Categorias 5 e 6 Livros do aluno
5 – Anos iniciais EF – 4º e 5º anos 2 obras por estudante
6 – Ensino médio – 1ª a 3ª séries 2 obras por estudante