BLACK FRIDAY | PROCON alerta para armadilhas de lojas e sites

A tradicional liquidação “Black Friday” será no dia 23 de novembro. A sexta-feira de descontos generosos atrai os consumidores para a aquisição de serviços e produtos com preços atrativos. É também nesta data que fornecedores e pessoas mal intencionadas aproveitam para cometer diversas práticas ilícitas e crimes contra o consumidor.

Para inibir tais práticas, o PROCON-São Carlos fez um planejamento específico, envolvendo todos os departamentos do órgão. “Uma das nossas ações será o acompanhamento da evolução dos preços dos produtos e dos serviços mais procurados nesta época do ano, com um olhar atento e direcionado a detectar possíveis fraudes tal como falsos descontos dados a produtos e serviços que tiveram seus preços majorados semanas antes do evento ocorrer. Assim evitaremos o fenômeno “Black Fraude”, contou Juliana Cortes, diretora do PROCON-São Carlos.

Caso haja a constatação de práticas abusivas pelo fornecedor, a equipe de fiscalização do PROCON entrará em ação e aplicará as sanções de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.

Para evitar ser enganado por falsas promoções durante a Black Friday 2018, o PROCON orienta:

– Verifique os preços cobrados antes do dia marcado para o Black Friday, por meio dos sites das empresas ou lojas físicas que participarão do evento. Desta forma, evita-se o risco de cair em promoções fraudulentas;

– Printar ou tirar foto dos preços dos produtos desejados semana por semana até o dia das ofertas é indicado;

– Atentar para as políticas de troca e devolução, que podem ser alteradas pelas lojas;

– Analisar atentamente as letras de rodapé e eventuais condições diferentes de entrega que a loja possa aplicar nesse período;

– Examinar a mercadoria e só assinar o documento de comprovação de recebimento após confirmação das condições do produto (qualquer irregularidade deve ser justificada e a empresa responsável deve resolver o problema);

– Pesquisar nos órgãos de defesa do consumidor, no site da Fundação Procon, na plataforma consumidor.gov.br e no Google, eventuais referências sobre o site.

COMPRAS ONLINE 

No ano passado, a Black Friday movimentou R$ 2,48 bilhões nas lojas virtuais do país, essa quantia representa um aumento de 16% se comparado com o mesmo evento no ano de 2016, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico.

Essa movimentação toda, também reflete nas reclamações. Para que o consumidor não seja prejudicado durante as compras online, o PROCON tem uma lista de sites não recomendados: http://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php

 “Temos muitas reclamações sobre compras pela internet, entre elas, maquiagem no preço, problemas de entrega e descumprimento de ofertas. O consumidor deve checar essa lista antes das compras”, afirmou Juliana Cortes.

Em compras realizadas pela internet é necessário: antes da compra, verifique a confiabilidade da loja, veja se o site contém a razão social, CNPJ, endereço e canais de contato da fornecedora, pois, caso ocorra algum problema, localizar a empresa será fundamental para a solução. Salve os e-mails trocados com o fornecedor, que são comprovantes para o caso de trocas ou do não recebimento do produto. Prefira fornecedores já conceituados no mercado.

No caso de produtos importados adquiridos no Brasil, eles seguem as mesmas regras dos nacionais desde que sejam de estabelecimentos legalizados.

Outra dica é não realizar compras online em lan houses, cyber cafés ou computadores públicos, pois estes podem não estar adequadamente protegidos.

Qualquer dúvida, o consumidor pode entrar em contato pelo e-mail procon@saocarlos.sp.gov.br ou pelo telefone 3419-4510. O PROCON de São Carlos está localizado na rua Rui Barbosa, 1.190, no Centro.