IBATÉ | Vacinação Antirrábica acontece no sábado em pontos da cidade

A Prefeitura de Ibaté, por meio dos Departamentos de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, o de Saúde e a Vigilância Epidemiológica, realizará a “Campanha de Vacinação Antirrábica”, que visa imunizar cães e gatos contra a raiva, neste sábado (10), das 9h às 17h, em diversos pontos da cidade.

Os pontos de atendimento para aplicação da vacina contra raiva em Ibaté serão no Centro de Zoonoses, nas Praças Brasil e São Benedito, nas Unidades Básica de Saúde (UBS) do Jardim Cruzado II e nos Programas da Saúde da Família (PSF) do Jardim Cruzado, Nosso Teto, do Jardim Mariana e do Jardim Icaraí e no Centro de Zoonozes.

As vacinas serão aplicadas gratuitamente em cães e gatos do município, para tanto o proprietário deve apresentar a carteira de vacinação do seu animal de estimação.

Para maior agilidade durante a vacinação e evitar possíveis problemas de fuga dos animais, os responsáveis pela Campanha pedem que os proprietários levem os gatos, se possível em caixas de transporte e os cães em coleiras. No caso de cães mais agressivos, a orientação é que os animais estejam com focinheira.

O prefeito José Luiz Parrella (PSDB) destaca a importância da campanha e pede a colaboração e a participação de todos. “Os cães e gatos estão presentes na maioria dos lares brasileiros e precisam de cuidados especiais. Um deles é garantir a vacinação contra a raiva, zoonose fatal sempre que diagnosticada após o início dos sintomas. Por isso é muito importante a participação de todos os munícipes. Os proprietários de cães e gatos devem levar o seu animal de estimação ao ponto mais próximo de sua residência para que ele seja imunizado contra a raiva animal”, apontou.

Raiva

A raiva é uma doença viral que pode ser prevenida e geralmente é transmitida através da mordida de um animal infectado. A contaminação pelo vírus acontece através da saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura, arranhadura, lambedura de mucosas.

A vacina é necessária por ser a única forma de prevenção. O vírus é 100% letal ao ser humano e tem como meio principal de transmissão a mordida de animais, especialmente de cães e gatos. Em caso de suspeita de contágio em algum animal, não há recomendação expressa para que o pet seja sacrificado. A orientação é deixá-lo em observação por dez dias em local seguro, de forma a evitar ataques a pessoas ou outros bichos.