
O primeiro troféu de São Carlos, cidade-sede da 82ª edição dos Jogos Abertos do Interior, foi obtido no início da noite de quarta-feira (14) pelo nadador ACD Henrique Sacomano Nasser, que conquistou o vice-campeonato geral dos Jogos. Mais tarde, Nasser fez o juramento do atleta no ginásio Milton Olaio Filho, durante a cerimônia de abertura do evento, que reuniu muitos famosos. Nasser não escondia sua alegria.
“Nossa, foi uma sensação incrível. Esse foi um dia especial para São Carlos pelo feito que nós conseguimos trazer os Jogos. Sabemos o número de cidades participantes e o número de atletas de altíssimo rendimento, atletas olímpicos, e nós também trouxemos um número de medalhas incrível. Fico super feliz por ter contribuído trazendo três medalhas, ainda mais sendo na minha cidade, minha felicidade é imensa”, celebrou o paratleta.
Além do troféu, a equipe de natação ACD de São Carlos também conquistou a primeira medalha de São Carlos nos Jogos Abertos de 2018. De acordo com o técnico das equipes de natação, Mitcho Bianchi, a perspectiva era entregar para a cidade 10 medalhas. E eles conseguiram 14.
“É um orgulho trazer a primeira medalha dos Jogos Abertos e o primeiro troféu para minha cidade, ainda mais com os jogos sendo realizados aqui, é realmente algo fantástico. E é importante também porque nós trabalhamos com inclusão, com a natação social, então esse é um marco histórico para a natação de São Carlos. Estamos muito felizes”, comemorou Mitcho.
DEDICAÇÃO
As conquistas obtidas nesta quarta-feira histórica para a natação local são frutos do esforço de toda a equipe. “Foi muito tempo de dedicação, treino e planejamento. Quando começamos um projeto para nos tornarmos um atleta, sabemos que leva tempo, que não é do dia para a noite. A edificação do atleta é dia após dia, semana após semana, com chuva, frio, sol queimando nossa pele, enfim, é um grande esforço, mas ao final o resultado vem, então vale muito à pena ter esse espírito esportivo de confraternização entre os atletas”, destacou Nasser.
O pai do atleta, que o acompanha em todas as competições, estava vibrando com a conquista do filho. “Ele se emocionou bastante porque está coroando um trabalho que vem realizando faz muito tempo na natação, e nós nos emocionamos junto. O Nasser se dedica há quase 15 anos para a natação, tanto que já tem vários títulos nacionais. Senti muito orgulho. E o fato de trazer o primeiro troféu para cidade foi também o maior orgulho dele, que me confidenciou que a emoção foi tão grande quanto a que sentiu quando carregou a tocha olímpica”, revelou José Nasser.
Para ele, incentivar e investir no esporte ACD é muito importante porque faz a inclusão dos paratletas na sociedade de maneira geral. “Fico feliz de ver esse apoio todo. Aliás, a melhoria na cidade como um todo é muito significativa. Nós estamos recebendo aqui o estado inteiro. Temos que dar crédito ao nosso prefeito, aos secretários, aos técnicos e, em especial, ao nosso técnico”, comentou José Nasser.
Com o troféu nas mãos e a medalha no peito, Mitcho Bianchi não escondia sua alegria. “Nosso trabalho vem há quatro anos, já chegamos a ser a quarta melhor equipe do Brasil, campeão paulista por equipe, nove recordistas paulistas, hexacampeão brasileiro e medalhistas brasileiros, isso tudo foi o que nos trouxe ao tricampeonato dos Jogos Regionais este ano. Na 2ª divisão em 2016 fomos vice-campeões, no ano passado ficamos em 8º lugar na 1ª divisão e esse ano passamos para 2ª colocação, somos vice-campeões dos Jogos Abertos”, comemorou.
Mitcho acredita que a desenvoltura obtida pelos atletas se deve à sua maneira de conduzir os treinos. “Eu sempre os tratei como atletas e não como deficientes. Faço cobranças de treino, de alimentação e de descanso como faço com todos os demais atletas. Temos muitas histórias de superação ali. Aliás, se você trabalha com ACD e não insiste na superação, é porque não merece trabalhar com eles”, finalizou o técnico.
1º OURO GERAL
A primeira medalha de ouro desta edição dos Jogos Abertos foi obtida pelo nadador ACD Augusto Groppo, de Indaiatuba, na manhã da quarta-feira (14), na piscina do Complexo Poliesportivo do Sesi. São Carlos obteve em duas provas posteriores dois ouros com Edson Joaquim de Souza e Henrique Nasser. As provas integram o programa dos 100 metros nado livre para homens.